Entretenimento



Falando de Sexo

Como retomar a vida sexual na terceira idade?

Para sanar os problemas relacionados a desejo e excitação, a medicina e a terapia sexual são ferramentas importantes

06/09/2020 - 16h52min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

Estou com 73 anos e fiquei viúva há dois. Sinto vontade de ter um companheiro para fazer sexo. Acho que vai ser complicado, porque, até hoje, só me relacionei com dois homens. É difícil retomar a vida sexual na minha idade?

Amiga leitora, se a pessoa está viva e com saúde, não pode parar de sonhar e amar.Na terceira idade, surgem alguns problemas em relação à vida sexual, como a falta de desejo e a dificuldade de encontrar uma parceria amorosa. Porém, só a motivação é capaz de diminuir esses entraves.

Para sanar os problemas relacionados a desejo e excitação, a medicina e a terapia sexual são ferramentas importantes para minimizar sintomas e apontar caminhos. Porém, ainda há preconceito na busca de ajuda terapêutica, principalmente, por parte dos homens mais velhos, que acham que tudo se resolve com medicamentos que estimulam ereções.

Leia outras colunas

O que muda

Com o envelhecimento, o corpo se transforma. Há diminuição na produção de alguns hormônios, o que modifica a resposta sexual. 

Também é um processo emocional, já que, em nossa cultura, o envelhecimento é encarado como uma etapa de perdas. Na nossa sociedade, infelizmente, tudo aquilo que compreendemos como sensual, bonito e excitante está associado à juventude: você precisa encontrar erotismo, mas não tem referências e reforços externos positivos.

Ao retomar sua vida sexual, fique atenta: se prevenir durante o sexo é fundamental para garantir sua saúde em dia. 

Sua geração não se acostumou ao uso de preservativo, muitas vezes, associado, a relações com profissionais do sexo. Além disso, homens que estão na terceira idade não gostam de colocar  camisinha, pois acham que, com isso, não serão capazes de manter a ereção. 

No entanto, é imprescindível conscientizar a população de que há muitas infecções sexualmente transmissíveis que atingem as pessoas por falta de prevenção. Por isso, viva o presente e não se esqueça de se proteger!


MAIS SOBRE

Últimas Notícias