Entretenimento



92 Mais Mulher

Confira receitas caseiras para cuidar da pele do rosto

É possível cuidar da pele com ingredientes caseiros, sem pagar caro por esses cuidados

03/09/2020 - 09h10min


Mariane Araújo
Mariane Araújo
Reprodução / Reprodução

Nas redes sociais, provavelmente, você já deparou com influenciadoras digitais ou celebridades que compartilham suas rotinas de beleza. Ivete Sangalo é uma delas: a cantora já surgiu mais de uma vez, em seu perfil no Instagram, usando máscaras de tratamento facial durante a pandemia. A dúvida é: podemos cuidar da pele com ingredientes caseiros ou precisamos pagar caro por esses cuidados?

Calma, gente! A dermatologista Maíra Severo está aqui para ensinar algumas receitas simples e dar dicas de cuidados para a pele do rosto. Confira!

Instagram / Reprodução
Veveta mantém a beleza em dia

Faça seu próprio creme hidratante 

— Misture, em banho-maria, duas colheres de sopa de óleo de coco e uma colher de sopa de manteiga de cacau.

— Adicione uma colher de chá de óleo de amêndoas e reserve em um pote de vidro (higienizado com água fervente).

— É importante ressaltar que essa fórmula caseira pode ser armazenada por até 30 dias. O creme deve ser aplicado uma vez a cada 24 horas, à noite, para obter resultados satisfatórios.

Instagram / Reprodução
A cantora mostra nas redes sociais o momento de cuidado com a pele

Conheça duas opções de máscaras de tratamento facial

Recupere o viço

freeimages / divulgação

Ingredientes

— Meio abacate

— Uma colher de sopa de iogurte natural

Como usar

— Misture bem ou bata os ingredientes no liquidificador.

— Aplique sobre a pele limpa.

— Deixe agir por 15 minutos e lave o rosto com água.

Reduza a oleosidade

Ver Descrição / Reprodução

Ingredientes

— Duas colheres de sopa de argila

— Chá de camomila

Como usar

— Dilua a argila em pequenas quantidades de chá camomila até obter uma consistência cremosa. 

— Aplique sobre a pele limpa e deixe agir por 15 minutos.

— Retire e lave o rosto com água.

— Atenção! Os olhos, por serem mais sensíveis às substâncias, devem estar protegidos. Ao aplicar máscaras, cubra-os com algodão ou gaze úmidos.

Como amenizar as olheiras

A dermatologista Maíra explica que não devemos utilizar máscaras na região das pálpebras em função da maior sensibilidade da pele. As olheiras dão a impressão de que a pessoa está cansada. Para amenizar isso, ela sugere fazer compressas com chá verde gelado.

— Elas ajudam a combater as olheiras e já fazem a função de oclusão (fechamento), que é necessária para a proteção dos olhos durante a aplicação da máscara — ensina a especialista, trazendo mais uma observação sobre o uso de receitas caseiras:

— Podem ser utilizadas para proporcionar hidratação e relaxamento, mas condições como manchas e acne exigem a avaliação adequada de um especialista. Ressalto que essas são fórmulas caseiras, sem evidências científicas de eficácia. Portanto, é importante consultar um profissional que possa indicar os melhores produtos para a sua pele.

Te liga nas dicas da especialista!

— O uso de produtos naturais também requer cuidados. Vale lembrar  que um simples suco de limão pode causar queimaduras quando associado à exposição solar.

— Certifique-se de que não há nenhuma lesão ou ferida na pele. Os produtos caseiros não são estéreis (livres de microrganismos), e a aplicação deles em feridas ou lesões pode propiciar o surgimento de infecções.

— Antes de aplicar qualquer produto na pele, é necessário fazer uma higienização com sabonete suave de glicerina.

DEIXA EU TE CONTAR

Sou vaidosa, curiosa e adoro cuidar da estética facial e corporal. Costumo comprar máscaras de tratamento em farmácias. De diversas marcas e variações para cada tipo de pele, elas custam de R$ 10 a R$ 15. Agora, o meu desafio é testar as receitas apresentadas aqui. Partiu?


MAIS SOBRE

Últimas Notícias