Entretenimento



Falando de Sexo

Dor durante a relação sexual requer atenção

É preciso entender as causas do desconforto e buscar tratamento para isso

01/09/2020 - 15h49min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

Eu e a minha namorada estamos juntos há 10 meses. Durante uma transa, percebi que ela fez uma cara de dor. Parei tudo e perguntei o que tinha feito de errado. Ela disse que era assim mesmo, que aquela dor era normal. Fiquei chocado. Então, me contou que isso já ocorria com outros namorados, mas nunca reclamou, pois não queria atrapalhar o sexo. A partir daí, comecei a me dedicar mais, e ela não sentiu mais dor. Porém, preciso entender: por que ela não falou sobre isso antes?

Infelizmente, é muito comum as mulheres não mencionarem o incômodo que sentem na hora do sexo. Fazem isso para não atrapalhar o prazer do parceiro. É triste. Muitas acham que a dor é apenas uma parte normal da relação ou que o prazer do par é a prioridade.

Diversas vezes, elas relatam que a experiência sexual é um pouco dolorosa, mas que a dor persiste por pouco tempo. O desconforto, geralmente, é sentido na entrada da vagina, na parte interna ou perto do fundo do órgão.

Poucas falam sobre essa sensação ruim. As que experimentam pouco ou nenhum prazer apresentam três vezes mais probabilidade de não contarem ao par sobre isso.

Leia outras colunas

Razões

As mulheres atribuem a dor a fatores como idade, perda recente da virgindade ou secura vaginal. Várias consideram que o problema é pessoal, não do casal. Portanto, acham que não há necessidade de discutir sobre o desconforto.

Muitas pessoas não estão preparadas para debater este tema. É preciso manter a mente aberta para tratar de assuntos delicados. Por isso, receber informações adequadas, durante a infância e a adolescência, é tão importante. 

A educação sexual prepara as pessoas, entre outras coisas, para não aceitarem sexo medíocre.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias