Entretenimento



Reprise

"Flor do Caribe": oito motivos para rever a novela das seis

Trama de Walther Negrão substitui "Novo Mundo"

01/09/2020 - 09h11min


GZH
GZH
João Miguel Júnior / TV Globo/Divulgação
Ester (Grazi Massafera) e Cassiano (Henri Castelli): romance na novela das seis

Uma trama solar para dias de incerteza. É este o clima que Flor do Caribe traz para a faixa das seis da Globo a partir desta segunda-feira (31). Ambientada no Rio Grande do Norte, na fictícia Vila dos Ventos, a novela é centrada nos dramas da guia de turismo Ester (Grazi Massafera), que vive um impasse sentimental entre o piloto de caças Cassiano (Henri Castelli) e o playboy Alberto (Igor Rickli).

Ao contrário de Novo Mundo, que trazia o Brasil colonial, Flor do Caribe se passa nos anos 2000 e tem um temperamento mais alegre, uma das marcas do autor Walter Negrão. Antes de Flor do Caribe, ele foi responsável por enredos como Desejo Proibido (2007), Como Uma Onda (2004) e Era Uma Vez... (1998).

Veja abaixo alguns aspectos da reprise que merecem ser acompanhados com atenção:

Grazi Massafera

Em sua segunda protagonista - a primeira foi Lívia, em Negócio da China -, a atriz se mostra mais preparada. Em entrevista coletiva, ela confessou que teve maior dimensão de fazer um papel principal e que a força da sua mãe, que foi boia-fria, foi um incentivo naquele período para interpretar uma mulher guerreira. 

Raphael Dias / TV Globo/Divulgação
Grazi é bugueira na novela

Atual

Para Cláudia Netto, que vive Guiomar, o espectador se vê diante do "fascismo e do preconceito" com o vilão Dionísio (Sérgio Mamberti). Ele é um empresário que colaborou com o Eixo, durante a Segunda Guerra Mundial, fornecendo tungstênio para a fabricação de munição e denunciou o esconderijo de várias famílias para a polícia secreta de Hitler.

— Justamente agora, mais atual, impossível. O personagem do Mamberti sendo um nazista, e agora vemos no Brasil pessoas tomando a palavra e tendo espaço. Eu acho perfeito esse encaixe — pontua a atriz.

— Exato. Era uma paródia do nazista e agora vemos que a paródia virou realidade. É muito louco — completa Jean Pierre Noher, que vive o Duque, um estelionatário de atuação internacional na novela, na mesma entrevista.

Renato Rocha Miranda / TV Globo/Divulgação
Vilão Dionísio (Sérgio Mamberti): mais atual, impossível

Laura Cardoso

Na época com 86 anos, Laura Cardoso interpretava Veridiana, avó de Candinho (José Loreto).  A personagem é uma mulher de fibra, exige obediência e está sempre disposta a defender sua família. Criou sozinha os três netos, deixados sob sua responsabilidade pela filha, Maria Adília (Inez Viana).

João Miguel Júnior / TV Globo/Divulgação
Laura Cardoso ao redor dos netos da ficção

Rio Grande do Norte

Ambientada nas dunas, a trama de Walther Negrão ganha o espectador pelas belas paisagens. Por cerca de um mês e meio, a equipe visitou oito cidades e rodou mais de oito mil quilômetros. Nas entrevistas à imprensa, o diretor de núcleo Jayme Monjardim destacou a natureza e a personalidade da região.

João Miguel Júnior / TV Globo/Divulgação
Romance com belos cenários

Romance 

Ester pode até estar apaixonada por Cassiano, mas Alberto vai fazer de tudo para separar os dois. Após seu amado sumir em uma ida para o Caribe, a trabalho, ela até tenta ir ao local atrás dele - e é dado como morto. Flor do Caribe ganha uma boa apimentada nesse sentido, de colocar o trio com sentimentos muito fortes um pelo outro.

JOÃO MIGUEL JR / TV Globo/Divulgação
Ester e Cassiano: amor eterno?

Participações especiais

Divulgação / Globo

A trama conta com algumas participações especiais, entre elas, a cantora Elba Ramalho. Ao longo da história, a artista faz um grande show no bar Flor do Caribe. O samba também entra na novela, com a Beija-Flor de Nilópolis. Já o jogador de futebol Fred, interpretou o namorado de Cristal (Moro Anghileri).

Guatemala

Além do Rio Grande do Norte, a novela teve 20 dias de gravações na Guatemala, diante do vulcão Pacaya e outras quatro cidades. Nesse universo deslumbrante, foram gravadas cenas de ação, perseguição e sofrimento de Cassiano (Henri Castelli).

Aventura

Além do romance, a trama traz um clima de aventura com os atores Henri Castelli, Max Fercondini, Dudu Azevedo, Thiago Martins e Thaíssa Carvalho. Os personagens deles fazem parte do time de pilotos da Força Aérea Brasileira e garantem uma dose extra de emoção para a história, além do misticismo presente nos takes da Guatemala.

JOÃO MIGUEL JR / TV Globo/Divulgação
Dudu Azevedo, Max Fercondini e Thiago Martins vivem pilotos na novela



MAIS SOBRE

Últimas Notícias