Entretenimento



92 Mais Mulher

Franja: confira os estilos e saiba como escolher a ideal para você

Ela divide opiniões, mas continua sendo tendência, basta escolher qual combina mais com você

24/09/2020 - 09h10min

Atualizada em: 24/09/2020 - 09h12min


Mariane Araújo
Mariane Araújo
Reprodução / Instagram

O uso da franja divide opiniões, mas segue como uma forte tendência. Quem nunca se rendeu ao corte? Eu já usei por ser uma maneira simples de mudar o visual sem precisar mexer no comprimento dos cabelos. 

Independentemente do seu estilo, certamente há um tipo de franja que combina com os seus traços, formato de rosto e personalidade. Por isso, antes de partir para a tesoura, é importante analisar suas características e gostos pessoais. Thiago Justino Caldas, professor do Mirage Academia, comenta alguns modelos de franjas. Confira!

1) Reta – Normalmente utilizada na altura dos olhos, pode ser desfiada ou reta mesmo. Valoriza rostos com formas arredondadas e evidencia a boca. Traz um ar de jovialidade e romantismo ao visual. A influenciadora digital e ex-BBB Bianca Andrade é adepta do corte.

Instagram / Reprodução


2) Meia-lua (curtain bang) – Menor ao centro e maior nas laterais, é considerada uma ótima opção para faces com formatos ovais ou quadrados. Também ajuda a disfarçar a região da testa. Garantindo um ar intelectual, é indicada para mulheres mais descoladas. Pode ainda ser adaptada e jogada para o lado. A atriz Marina Ruy Barbosa usa e abusa desse tipo de franjinha.

Reprodução / Instagram


3) Longa e reta (modelo clássico) – Com comprimento até a altura do nariz, fica ótima em qualquer tipo de rosto, mas é ideal para quem deseja alongar os traços. Além disso, traz bastante movimento para fios longos. Garantindo um visual poderoso e sofisticado, essa franja ressalta a personalidade marcante da mulher, como no visual da atriz Giovanna Lancellotti.

Instagram / Reprodução


4) Em cabelos cacheados ou crespos – Os estilos mais procurados são as longas laterais ou retas. Com um leve desfiado, dá bastante movimento e leveza para o cachos. Ideal para mulheres de atitude, assim como a atriz Lucy Ramos.

Reprodução / Instagram


5) Curtíssima – A franja mais ousada e cheia de estilo de todas pode ser feita em cabelos lisos, cacheados e ondulados. Boa opção para quem possui um rosto alongado, como o de formato oval. Normalmente, possui seu corte acima da sobrancelha, ideal para pessoas ousadas. A atriz Maria Casadevall, na série Coisa Mais Linda (2019), da Netflix, ostentou esse visual poderoso.

Reprodução / Netflix


Antes da tesourada

Thiago salienta que o comprimento da franja abaixo das sobrancelhas é a forte tendência do momento, mas também destaca que é importante levar em consideração o gosto pessoal na hora de mudar o visual:

— Sinta-se à vontade para cortar da maneira que desejar, mas sempre peça a orientação do seu cabeleireiro para obter um resultado satisfatório. Não aconselho cortar a franja em casa, pois pode ficar torta e comprometer o corte do cabelo.

Manutenção

Antes de partir para a tesoura, lembre-se da manutenção que, de acordo com o modelo escolhido, pode variar de cinco a 15 dias. 

Um ponto positivo, segundo Thiago, é que os valores cobrados para cortar somente a franja costumam ser mais baixos do que os de um corte completo. Para finalizar, uma dica de ouro do especialista:

— Uma franja já muda totalmente o corte e o estilo do cabelo. Procure ver quais os cuidados que vão ser tomados após o corte da mesma, pois alguns modelos necessitam do uso de chapinhas, secadores e finalizadores para alinhar os fios.


DEIXA EU TE CONTAR

Quando quero fazer alguma mudança nas madeixas, sempre levo referências — de fotos de revistas ou de redes sociais — e peço a opinião do profissional. É importante entender o efeito real da mudança. Preciso saber se vou me adaptar com facilidade ao corte, no dia a dia, sem precisar escovar e secar o tempo todo, pois prefiro deixar os fios secarem naturalmente.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias