Entretenimento



Entrevista

Gloria Maria: "Hoje tudo é racismo, assédio. O politicamente correto é um porre"

Jornalista falou sobre assédio e preconceito em uma live com Joyce Pascowitch

29/09/2020 - 09h56min


Lenara Petenuzzo / Divulgação
Apresentadora Gloria Maria participou de live do portal Glamurama

Em sua estreia no mundo das lives, a apresentadora Gloria Maria bateu um papo com Joyce Pascowitch, do portal Glamurama. Na entrevista, a jornalista refletiu sobre o chamado "novo normal", o período de confinamento - ela está há mais de 10 meses em casa - e temas como assédio e preconceito.

Na transmissão, Joyce questionou como Gloria encara as discussões sobre assédio moral e sexual, que estão cada vez mais no centro do debate:

— Eu acho tudo isso um saco. Hoje tudo é racismo, preconceito, assédio. Até hoje, tenho meus câmeras, meus técnicos, que estão comigo há 40 anos, e todos me chamam de "neguinha". Nunca me ofendi, nunca me senti discriminada. Eles me chamam de uma maneira amorosa e carinhosa. É claro que se falassem "ô, nega", é outra coisa — respondeu.

A seguir, a jornalista continuou sua reflexão sobre como encara as diferenças entre uma paquera e um assédio:

— Está chato. Estou mais de 40 anos na televisão, já fui paquerada muitas vezes, mas nunca me senti assediada moralmente. O assédio moral é algo claro, que não tem dubiedade. Não tem como você interpretar. O assédio te fere, é grosseiro, incomoda, desmoraliza. Agora, a paquera, pelo amor de Deus. Estou cansada desse negócio. Os homens estão com medo de paquerar. Eu quero ser paquerada ainda, estou viva! — ponderou. — Existe uma cultura hoje que nada pode. Nós, mulheres, sabemos bem a diferença entre uma paquera e um assédio, um abuso sexual. Tem que ter uma diferenciação, não dá para generalizar tudo. O politicamente correto é um porre. Eu não sou politicamente correta e não vou ser, não adianta.  Acredito que o politicamente correto é o caráter, a honestidade, é a sua capacidade de olhar para o outro. Esse mundo que a gente está vem muito da amargura das pessoas, não aceito. Nessa, eu não entro não.

A jornalista ainda falou sobre o conceito de "novo normal":

— Viajei 40 anos sem parar e de repente estava em casa quietinha, observando. Vi coisas inacreditáveis, desamor, um mar de lama… Ou é novo, ou é normal, vamos ter que partir de novos olhares. Nada mudou, mas algumas pessoas se viram melhor, começaram a se observar. Será que é preciso uma pandemia para olhar para o outro? Isso é uma coisa da sua alma, não acredito nessa ajuda só porque é hora de ajudar. Ou você olha sempre para o outro, ou você não olha nunca — disse.

Sobre o período em casa, Gloria Maria encarou com positividade:

— Como foi bom parar. Não tinha noção do que era a minha casa, nunca tive a chance e esse período  foi maravilhoso. Comecei a olhar meu jardim, meus quadros… Tinha vergonha quando falava com as pessoas no telefone e elas reclamavam da pandemia. Como ia explicar que eu estava adorando? Descobri amigos que não sabia mais que tinha, livros… Esse isolamento me preencheu a alma. Com a tragédia eu estou acostumada, cobri guerras, violência, dor, sofrimento, poucas pessoas entendem mais do que eu. Pude ficar em paz comigo mesma, coisa que há "séculos" não conseguia.

Confira o bate-papo na íntegra:



MAIS SOBRE

Últimas Notícias