Entretenimento



Só se Fala Noutra coisa!

Guri de Uruguaiana, sobre o orgulho gaúcho: "O Rio Grande é conhecido como a Europa Brasileira"

Humorista fala, ainda, sobre sua live da Semana Farroupilha

12/09/2020 - 12h00min

Atualizada em: 09/10/2020 - 15h21min


Tiago Trindade / Divulgação
O Rio Grande é melhor em tudo!

Chê! Tem muito gaúcho indignado porque cancelaram o Acampamento Farroupilha. Mas com pandemia, ou sem pandemia, o povo gaúcho tem motivos de sobra pra se orgulhar no Mês Farroupilha!  

A Praia do Cassino, por exemplo, é a maior praia do planeta, com 220 km de extensão! Bota qualquer praia no chinelo! Aquele mar azul.. Aquelas areias brancas! Falam mal do nosso litoral… Pura inveja! "Ai, porque o mar gaúcho é gelado…", "Ai, porque o mar gaúcho parece um Todynho!" Mas daonde isso? Quem fala isso nunca atravessou o Rio Ibirapuitã a nado, como eu… Como eu que também nunca atravessei… 

Falam do vento do nosso litoral que é muito forte… Mas a gente não tem culpa que os estrangeiros não tem competência pra fincar decentemente o guarda sol na areia. Aí sai voando mesmo! Tem que botar um tijolo de 6 furos pra segurar!  "Ai, porque o mar gaúcho tem repuxo e é cheio de buracos."  Mas chê! Tu quer tomar banho de açude? A gente tem também! Aqui a gente tem a maior Lagoa do Mundo! A Lagoa dos Patos com 265  quilômetros de extensão! Aliás, tu sabe aonde que fica um dos maiores parques Eólicos da América Latina? Ali em Osório.. Aqueles ventiladores gigantes! Que povo bem calorento! 

Outro motivo de orgulho é o nosso gauchês que é um idioma tão avançado que uma única palavra pode possuir diversos significados! O Bah, por exemplo! Pode significar espanto, raiva, emoção, tristeza e alegria! 

E o nosso clima? Que orgulho! O Rio Grande é conhecido como a Europa Brasileira! Aqui, nós temos as 4 estações bem definidas! Todas no mesmo dia, as vezes! Aqui faz um frio de renguear cusco e até neve tem ! Tá certo que a neve não é lá essas coisas, mas dá pra fazer um bonequinho de neve pequenininho… 

Chê!  Eu podia passar o Dia inteiro aqui só listando motivos pra tu te orgulhar do Rio Grande! Por isso, vamos celebrar a Semana Farroupilha! Mas que barbaridade! 

Causos da Fronteira

Fabrício Eckhard / Divulgação
Mas que falta de opção!

O gaúcho chega no boteco e pede uma cerveja fiado pro bolicheiro:

- Tchê! To sem um pila na guaiaca! Tu pode me servir uma Cerveja de cortesia?

O bolicheiro responde:

- Tá vendo aquele gaudério fortão ali no fundo do bar? Ele fez tanta musculação que ficou com o pescoço curto. Se tu tiver coragem de chamar ele pelo apelido de pescocinho, eu te dou um engradado de cerveja!   

- Negócio fechado!

O gaúcho vai até o fortão e fala:

- E aí cumpadre! Quanto tempo! Não te vejo desde aquela pescaria! 

O fortão responde:

- Acho que tu te confundiu! Nunca pesquei contigo.

O gaúcho responde bem alto:

- PESCO SIM!

Que barbaridade!

Live show especial com banda

Chê! Em homenagem à Semana Farroupilha, na semana que vem eu vou fazer uma Live Show Especial dentro da programação da Caravana Farroupilha Virtual. É o lançamento oficial do projeto "Guri de Uruguaiana e Banda". A Live acontece simultâneamente em todas as minhas mídias sociais na quinta-feira, dia 17/9, às 20:30, diretamente do Auditório Dante Barone, na Assembléia Legislativa! Vamos tocar os principais clássicos gaúchos e as paródias de maior sucesso do meu repertório!  Tu não pode perder! Mas que barbaridade! 

Tirinha do Guri



MAIS SOBRE

Últimas Notícias