Entretenimento



Falando de Sexo

Manter relações durante a gravidez pode ser prejudicial?

Caso não haja contraindicações, o contato íntimo é liberado e pode trazer benefícios

22/09/2020 - 14h07min

Atualizada em: 22/09/2020 - 18h38min


Andrea Alves
Reprodução / Reprodução

Somos casados há três anos e, agora, estamos grávidos. Custamos para engravidar e queremos muito esse filho. Nós adoramos fazer sexo, estamos com medo de que isso possa prejudicar a gestação. O que vocês acham?

O obstetra que acompanha de perto a gestação é a pessoa mais indicada para responder essa questão. É comum que existam dúvidas sobre sexo na gravidez. Acelera o parto? Machuca o bebê? 

Manter relações sexuais durante a gravidez é algo normal e não oferece riscos para a mãe nem para o bebê, desde que a gestação seja de baixo risco. Caso não haja contraindicações, o contato íntimo é liberado. Inclusive, pode trazer uma série de benefícios. Entre eles, a diminuição do estresse e da ansiedade, aumento da autoestima, liberação de endorfina (hormônio responsável pela sensação de bem-estar) e até o fortalecimento da imunidade. Além de melhorar o humor e a qualidade do sono.

Transar na gravidez pode ser bastante prazeroso. O fluxo sanguíneo da região pélvica aumenta, assim como a lubrificação vaginal. Cenário propício para intensificação da libido e de orgasmos.

Leia as colunas anteriores

Proteção

É importante deixar claro que o bebê não sente nada durante a penetração do canal vaginal. O feto fica protegido por uma densa camada muscular, pelo líquido amniótico e pelo saco gestacional. Há também uma mucosa na entrada do útero que defende o órgão da entrada de bactérias. 

No que diz respeito às posições sexuais, é necessário que o casal experimente posturas que não causem desconforto. É comum que as gestantes sintam-se mais à vontade por cima do parceiro. Ficar de lado é outra posição escolhida, principalmente depois da 20ª semana de gestação, quando a barriga começa a ficar mais volumosa.

Caso surja qualquer dúvida, não hesitem em procurar um médico da confiança de vocês. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias