Relembre atores e atrizes que estrearam com papéis de destaque em novelas - Entretenimento

Versão mobile

 
 

Sorte (e talento) de principiantes14/09/2020 | 08h53Atualizada em 14/09/2020 | 08h53

Relembre atores e atrizes que estrearam com papéis de destaque em novelas

Reynaldo Gianecchini, Vanessa Giácomo e Taís Araujo encararam personagens principais em suas primeiras novelas

Relembre atores e atrizes que estrearam com papéis de destaque em novelas Ver Descrição/Ver Descrição
Foto: Ver Descrição / Ver Descrição

O assunto da semana foi o anúncio de que a Globo prepara uma nova versão da novela Pantanal, sucesso na extinta TV Manchete em 1990. O projeto foi divulgado em uma reportagem do Fantástico no domingo passado. 

Na época, a trama alçou ao estrelato a então novata Cristiana Oliveira, que brilhou na pele de Juma Marruá. Para a releitura da história, parte da equipe envolvida no projeto defende o lançamento de um rosto novo. Não está descartada, no entanto, a ideia de apostar em uma atriz já conhecida do grande público.

Pantanal, Juma Marruá, Cristiana Oliveira
Juma foi o primeiro papel de destaque da atriz Cristiana OliveiraFoto: Divulgação / Divulgação

Encarar um papel importante, logo no primeiro trabalho na TV, é mais do que uma grande responsabilidade. É preciso lidar com o peso das críticas, nem sempre agradáveis com quem está começando. Mas, passado o susto inicial, o personagem de destaque é a chave que abre muitas portas para jovens atores e atrizes. Selecionamos aqui alguns nomes que brilharam em papéis de peso logo na estreia na telinha.


Cenas fortes e nudez 

Primeiro papel de destaque de Taís Araújo, na novela Xica da Silva(1997), daManchete.#PÁGINA:05PASTA: 78445 Fotógrafo: BD ZH
Taís em "Xica da Silva": trama marcou época na TVFoto: Divulgação / Divulgação

Taís Araujo tinha apenas 17 anos quando assumiu a personagem-título de Xica da Silva (1996), na extinta TV Manchete. 

Devido ao fato de ser menor de idade, as cenas de sexo e nudez da protagonista só foram ao ar dois meses após a estreia, quando a atriz chegou aos 18 anos. Foi um marco na TV brasileira e na carreira da então adolescente Taís, que alçou voos cada vez mais altos a partir dali.


Muso do Leblon

 Fonte: Divulgação Fotógrafo: Não se Aplica
Na pele de Edu, Gianecchini encarou seu primeiro papel principalFoto: Ver Descrição / Ver Descrição

A reprise de Laços de Família (2000), no Vale a Pena Ver de Novo, mostra os primeiros passos do então novato Reynaldo Gianecchini. 

Em entrevista recente ao DG, o ator revelou que se sentia inseguro e “verde” no papel de Edu, mas encarou o desafio e foi mostrando amadurecimento nos últimos 20 anos. E, assim, foi apenas o primeiro de vários protagonistas que vieram a seguir.


Talento de além-mar

#PÁGINA:06Ricardo Pereira, ator português que está no elenco da novela Como uma onda Fonte: Divulgação Fotógrafo: TV Globo
Para a nossa sorte, Ricardo segue carreira por aquiFoto: Ver Descrição / Ver Descrição

Ricardo Pereira já tinha feito vários trabalhos em Portugal, seu país de origem. Mas, por aqui, ainda era novidade quando estreou na Globo, como Daniel, um dos protagonistas de Como uma Onda (2004). 

A beleza e o talento do galã português chamaram a atenção do público, tanto que ele resolveu fincar pé em terras brasileiras. Sorte nossa, não é?


Sucesso de primeira

A atriz Vanessa Giácomo interpreta Zuca na nova versão da novela Cabocla.#PÁGINA: 6 Fonte: TV Globo Fotógrafo: Renato Rocha Miranda Data Evento: 00/00/2004
Vanessa estreou em "Cabocla"Foto: Ver Descrição / Ver Descrição

A primeira versão de Cabocla, em 1979, tinha ninguém menos do que Gloria Pires no papel principal. A releitura, em 2004, lançou uma jovem estreante, que arrasou como Zuca. Era Vanessa Giácomo, hoje uma atriz experiente e cheia de histórias para contar. 

Assim como na primeira adaptação, que formou o casal Gloria Pires e Fábio Jr., pais da atriz e cantora Cleo Pires, a nova trama uniu Vanessa Giácomo e Daniel de Oliveira, que foram casados por oito anos e tiveram dois filhos: Raul, 12 anos, e Moisés, 10.


Pequena grande estrela

SX Rio de Janeiro (RJ) 26/03/2012 Carminha (Adriana Esteves) e Rita (Mel Maia) em Avenida Brasil. Foto TV Globo / João Miguel Junior
Melzinha roubou nossos corações em "Avenida Brasil"Foto: João Miguel Junior / TV Globo/Divulgação

Estrear no horário nobre não é tarefa fácil. Imaginem para quem tinha apenas sete anos, como era o caso de Mel Maia na época de Avenida Brasil (2012)? 

A pequena atriz, ao viver Rita na primeira fase da trama, não levou na brincadeira a difícil missão: atuou com naturalidade e talento surpreendentes nas cenas com Adriana Esteves, a inesquecível Carminha. Hoje, com apenas 16 anos, Melzinha já tem um currículo de veterana.


De Pernambuco para o mundo

meu pedacinho de chão, zelão, irandhir santos.
Estreante na telinha, Irandhir encantou como ZelãoFoto: Renato Rocha Miranda / TV Globo/Divulgação

O pernambucano Irandhir Santos vinha de uma carreira consolidada no cinema, mas na televisão, tinha pinta de estreante quando apareceu em Meu Pedacinho de Chão (2014).

O universo lúdico da trama foi o palco para o ator brilhar na pele de Zelão, um capanga arrependido que se mostrou romântico e doce ao conhecer a professorinha Juliana (Bruna Linzmeyer). Atualmente, Irandhir interpreta o vilão Álvaro em Amor de Mãe, trama das 21h paralisada por conta da pandemia. Os capítulos inéditos devem ir ao ar em 2021.


Luz na passarela

verdades secretas, angel, camila queiroz, noveleiros, dgol
Uma verdade nada secreta: Camila arrasou como AngelFoto: Estevam Avellar / TV Globo/Divulgação

Não é para qualquer um estrear em uma novela vencedora do Emmy — maior premiação da TV mundial — e, de cara, como protagonista.

Camila Queiroz viu sua vida profissional mudar graças a Angel, papel principal em Verdades Secretas (2015), do autor Walcyr Carrasco. As cenas ousadas, de forte impacto, e um final surpreendente confirmaram o talento da jovem atriz, que seguiu fazendo bonito em personagens seguintes.


Papel desafiador

Ivana (Carol Duarte) em A Força do Querer.
Drama de Ivana tocou o públicoFoto: ArturMeninea / TV Globo/Divulgação

De volta em versão especial, às 21h, a partir do dia 21, A Força do Querer (2017) abordou vários temas polêmicos, como o drama dos transgêneros. 

Como Ivana, que após a transição adotou o nome de Ivan, a estreante Carol Duarte impressionou em cenas com forte carga emocional. O dilema de se sentir inadequada e prisioneira de um corpo que não considerava seu tocou em cheio o coração do público.


Guria tri talentosa

 Maria Vitória ( Vitória Strada ), da novela Tempo de Amar
Emplacar três protagonistas seguidas é um baita feito!Foto: João Miguel Júnior / TV Globo/Divulgação

De Porto Alegre para a telinha da Globo, Vitória Strada, aos 23 anos, tem apenas três de carreira, mas já com três protagonistas seguidas na conta. 

Tudo começou com a sofredora Maria Vitória, em Tempo de Amar (2017), na qual contracenou com feras como Tony Ramos e Letícia Sabatella. A gauchinha mal teve tempo de descansar e logo foi escalada para ser Cristina/Julia em Espelho da Vida (2018). O papel duplo seria de Isis Valverde, que não aceitou a missão por conta da gravidez. Sem direito a férias, Vitória voltou ao ar pouco tempo depois como Kyra em Salve-se Quem Puder, atual trama das 19h, que volta ao ar no início de 2021.

 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros