Entretenimento



Retomada

Após decreto, cinemas de Porto Alegre começam a reabrir na sexta-feira

GNC Cinemas volta a operar nesta semana, enquanto outros espaços ainda estudam o retorno das atividades

21/10/2020 - 10h50min


Júlio Boll
Júlio Boll
Enviar E-mail
Isadora Neumann / Agencia RBS

As salas de cinema de Porto Alegre devem ter retorno gradual de suas operações nas próximas semanas. Mesmo com a publicação do decreto municipal que autorizou a retomada as atividades, na noite desta segunda-feira (19), os representantes ainda estudam os protocolos e analisam datas para a retomada.

Com operação nos shoppings Praia de Belas, Moinhos e Iguatemi, a rede GNC Cinemas é a que está com planejamento mais avançado e irá reabrir suas salas na sexta-feira (23). Segundo Hormar Castello, presidente do Sindicato dos Exibidores Cinematográficos do Rio Grande do Sul e um dos sócios-diretores do GNC, o espaço está preparado para seguir as normas do decreto municipal, respeitando a capacidade de 30% das salas de cinema e o distanciamento mínimo de dois metros entre os espectadores.

Estas regras, inclusive, foram sugeridas em um comitê de que o GNC participou e foram aplicadas em um teste fechado para autoridades do governo estadual. A esfera municipal também realizou reuniões com os representantes dos cinemas da Capital para alinhar os protocolos.

— Nosso interesse é que tudo funcione bem e não queremos correr o risco visto em outros países na Europa de abrir e fechar novamente. Tivemos estas reuniões no local, explicando o passo a passo de uma sessão para mostrar que estamos com um protocolo sério e rígido — esclarece Castello.

O GNC Cinemas adianta que a primeira semana deve contar com o filme Novos Mutantes, da Disney, e outros longas de reserva. A programação deve ser definida ainda nesta terça-feira (20).

— Vamos ter que exibir filmes independentes para que as salas não tenham somente Novos Mutantes. As distribuidoras vão ter motivo agora para mexer no calendário de estreias — destaca Castello, que adianta um pedido de diversos exibidores para que se tente antecipar a estreia de Mulher-Maravilha 1984, prevista para dezembro.

Na semana que vem, o GNC também prevê o lançamento de Tenet, de Christopher Nolan, que teve a estreia adiada três vezes ao longo do ano. 

O Espaço Itaú de Cinema, com salas no Bourbon Country, informou que deve reabrir as salas a partir da quinta-feira da semana que vem, no dia 29. Detalhes da programação devem ser divulgados nos próximos dias.

Ainda sem previsão

Outros cinemas da Capital seguem mais cautelosos. Procurada pela reportagem, a rede Cinemark informou que "ainda não tem data definida para a reabertura em Porto Alegre e não está se pronunciando sobre o assunto no momento". 

O Cinebancários, que opera dentro do SindBancários - Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região, está iniciando as discussões para a retomada e ainda não tem uma previsão de reabertura. Segundo representantes, a sala também passa por "problemas operacionais em relação ao próprio sindicato".

A Cinemateca Capitólio, por sua vez, prevê a retomada gradual de suas atividades, visto que o local também costuma sediar sessões-debate. Uma data de reabertura, assim como a programação, deve ser determinada nas próximas duas semanas.

— Estamos construindo esse mecanismo, e certamente iremos começar com sessões pequenas, poucas por dia. A gente quer que o pessoal desfrute os filmes com responsabilidade — garante Daniela Mazzilli, coordenadora de Cinema e Audiovisual da Secretaria Municipal da Cultura e diretora da Cinemateca Capitólio.

A Casa de Cultura Mario Quintana também não possui uma previsão para reabertura. No momento, o espaço cultural passa por obras de adequação de PPCI.

O Guion Cinemas foi procurado, mas não se manifestou até o fechamento desta reportagem.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias