Entretenimento



Despedida

Atriz Jane Di Castro morre aos 73 anos

Artista estava internada no Hospital de Ipanema, na zona sul do Rio, para tratar um câncer

26/10/2020 - 09h59min


GZH
GZH
Marina Calderon / R2
Jane Di Castro morreu em decorrência de um câncer

A atriz transexual Jane Di Castro morreu na manhã desta sexta-feira (23), aos 73 anos, no Rio de Janeiro. Segundo informações da revista Quem, ela estava internada no Hospital de Ipanema, na zona sul do Rio, e veio a óbito devido a complicações de um câncer. Em virtude da pandemia, o corpo da artista será cremado, sem a presença de familiares e amigos.

Jane era casada com Otávio Bonfim, com quem selou a união depois de 47 anos vivendo juntos, em 2014, em uma cerimônia coletiva que reuniu 160 casais gays. A atriz ficou viúva em 2018, quando Otávio morreu também em decorrência de um câncer.

A artista era um nome importante na causa LGBTQI+ e lutou muito para ser aceita e respeitada. Nascida no bairro Oswaldo Cruz, Jane era filha de mãe evangélica e pai militar, mas a educação conservadora não a impediu de seguir seu caminho na arte.

Começou a carreira se apresentando em casas do bairro e, em 1966, estreou no Teatro Dulcina. Participou do espetáculo Gay Fantasy, dirigido por Bibi Ferreira, ao lado de Rogéria, Marlene Casanova e Ney Latorraca. Com ele, fez uma turnê de sucesso no Brasil e no Exterior, incluindo uma performance no tradicional Lincoln Center, em Nova York, nos Estados Unidos.

De 2004 a 2014, Jane fez o musical Divinas Divas, ao lado de Rogéria, Divina Valéria, Camille K, Eloína dos Leopardos, Marquesa, Brigitte de Búzios e Fujika de Halliday, no Teatro Rival. Posteriormente, o trabalho virou um documentário dirigido por Leandra Leal. A atriz também participou da novela A Força do Querer, de Gloria Perez, que atualmente está em reprise na Globo.

Nas redes sociais, diversos artistas prestaram homenagens a ela. "Querida Jane, você vai fazer muita falta. Vou guardar comigo sua alegria, seu comprometimento e sua coragem de ser quem você resolveu ser, quando direitos civis eram inexistentes. Sua breve passagem por Pé na Cova foi luminosa. Espero que Rogéria tenha ido espera-la nos portões da eternidade. Amor sempre!", escreveu Miguel Falabella.

Fafá de Belém também lamentou a partida de Jane em uma publicação no Instagram: "Um ser de luz, coragem, dignidade. Estou arrasada. Nossa Lady partiu. Chique, elegante. Ia a todos os shows no Rival. A conhecia desde quando cheguei por aqui... Muito triste! Vá em paz, minha amiga querida!".


MAIS SOBRE

Últimas Notícias