Entretenimento



Marcou época

"Brega & Chique": veja como está o elenco 33 anos após a exibição da novela

Produção de 1987 está disponível no Globoplay

27/10/2020 - 09h16min


GZH
GZH
Divulgação / Divulgação
Trama de "Brega & Chique" girava em torno de Rosemere (Glória Menezes) e Rafaela (Marília Pêra)

Exibida originalmente em 1987, Brega & Chique acaba de chegar ao catálogo do Globoplay. Com Glória Menezes e Marília Pêra nos papeis principais, a trama girava em torno de duas mulheres, uma rica e outra pobre, que são casadas com o mesmo homem, o personagem de Jorge Dória. 

No ínicio da novela, o empresário simula a própria morte para escapar da falência e foge do Brasil, o que obriga a rica Rafaela (Marília) e seus filhos Ana Cláudia (Patrícia Pillar), Teddy (Tarcísio Filho) e Tamyris (Cristina Mullins) a se mudar para um bairro mais simples. Por acaso, eles acabam na mesma vila onde reside Rosemere (Glória). Apesar de suas personalidades opostas, as duas viram amigas sem saber que tinham o mesmo marido. 

A trama tem uma reviravolta quando, um ano depois, Herbert volta com novos nome e rosto, após uma cirurgia plástica, passando-se por Cláudio Serra (Raul Cortez). Com a ajuda de seu advogado, Montenegro (Marco Nanini), ele tenta reconquistar as mulheres.

Escrita por Cassiano Gabus Mendes, a novela marcou época, chegando a desbancar a novela das nove, O Outro, transmitida no mesmo período. Um dos destaques da trama é a abertura, que traz um homem nu desfilando ao som de Pelado, do grupo Ultraje a Rigor.

O ingênuo Bruno, interpretado por Cássio Cabus Mendes, e Montenegro, secretário particular de Rafaela que é vivido por Marco Nanini, também caíram no gosto do público.

Além disso, o folhetim marcou a estreia de grandes nomes da dramaturgia brasileira, como Marco Nanini, Patricia Pillar, Tarcísio Filho, Cassio Gabus Mendes e Paula Lavigne. Confira como os atores estão hoje, 33 anos após a novela.

Glória Menezes (Rosemere)

Divulgação / Arquivo Globo / Globoplay
Rosemere era interpretada por Glória Menezes

A atriz dava vida à mulher simples e batalhadora que tem uma relação com Herbert (Jorge Dória), que conhece como Mário, e com quem tem a filha Márcia (Fabiane Mendonça). Rosemere tem mais dois filhos do primeiro casamento, Vânia (Paula Lavigne) e Amaury (Cacá Barrete). Quando Herbert some, ela recebe uma grande quantia em dinheiro, o que muda sua vida.

Aos 86 anos, Gloria atuou pela última vez na novela Totalmente Demais e fez participações em programas especiais da Globo. Ela tem um relacionamento de 57 anos com o colega de profissão Tarcísio Meira.

Marco Nanini (Montenegro)

Divulgação / Arquivo Globo / Rogério Resende
Montenegro foi o personagem de Marco Nanini

O ator interpretava o amigo íntimo de Herbert, única pessoa a quem ele revela suas intenções. Sabe que ele está vivo, no Exterior, cheio de dinheiro e que fica dividido entre a afeição por Rafaela e a fidelidade ao amigo. 

Inicialmente um personagem secundário, Montenegro foi ganhando destaque ao longo da trama por conta de suas cenas de comédia ao lado de Marília Pêra. O personagem marcou a carreira do ator, que trabalhou pela última vez na novela A Dona do Pedaço. Ele tem 72 anos.

Patricia Pillar (Ana Cláudia)

Divulgação / Arquivo Globo / Instagram
Ana Cláudia foi vivida por Patricia Pillar

A atriz vivia a filha de Rafaela e Herbert. A personagem é abandonada pelo noivo, Antonio (Jayme Périard), na porta da igreja, no dia do casamento. Ferida e revoltada, tem problemas, agravados com a morte e a falência do pai. Conhece então Luis Paulo (Marcos Paulo), motorista que a leva para o casamento e que a ajuda nos momentos de crise.

Hoje com 56 anos, Patrícia participou de diversas produções da Globo após seu papel em Brega & Chique. Seu último trabalho na TV foi na série Onde Nascem os Fortes, de 2018.

Cristina Mullins (Tamyris)

Divulgação / Arquivo Globo / Globo
Tamyris foi a personagem de Cristina Mullins

A atriz interpretava a filha de Rafaela e Herbert que era casada com Maurício (Tato Gabus Mendes), sem filhos. Quando perde tudo, a personagem começa a ter problemas e ciúmes do marido, que estava acostumado com a vida fácil ao lado do sogro.

A atriz segue trabalhando para a Globo e integra o elenco de Salve-Se Quem Puder, produção interrompida por conta da pandemia. Hoje com 63 anos, ela também trabalhou em Malhação — Vidas Brasileiras e Rock Story.

Tato Gabus Mendes (Maurício)

Divulgação / Arquivo Globo / Globo
Maurício foi o personagem vivido por Tato Gabus Mendes

O ator vivia o "boa vida" marido de Tamyris. Estava certo de que ia herdar uma boa fortuna do sogro, o que não acontece, e é obrigado a trabalhar para sustentar a mulher. Recentemente, atuou nas novelas Malhação: Toda Forma de Amar e Orgulho e Paixão.

Tarcísio Filho (Teddy)

Divulgação / Arquivo Globo / Instagram
Teddy foi vivido por Tarcísio Filho

O ator dava vida ao filho de Rafaela e Herbert, um estudante relapso que gostava da boa vida que levava. Reage quando se vê obrigado a trabalhar. 

Filho de Glória Menezes e Tarcísio Meira, Tarcísio Filho tem 56 anos. Seus trabalhos mais recentes são as novelas Verão 90 e Deus Salve o Rei.

Jayme Periard (João Antonio)

Divulgação / Arquivo Globo / Globo
João Antonio foi interpretado por Jayme Periard

O ator dava vida ao noivo de Ana Cláudia. Ele desiste do casamento em cima da hora porque está apaixonado por Silvana (Cássia Kiss), irmã de Luis Paulo (Marcos Paulo). 

Aos 59 anos, ele segue trabalhando como ator. Em 2018, atuou na série O Mecanismo, da Netflix. Também teve participação na série Carcereiros, da Globo.

Nívea Maria (Zilda)

Divulgação / Arquivo Globo / Globo
Zilda, a personagem de Nívea Maria

A atriz vivia uma amiga de Rafaela, a única que continua a seu lado depois da crise, procurando diminuir seu sofrimento. Hoje com 73 anos, Nívea segue trabalhando na TV. Ela atuou em A Dona do Pedaço e está escalada para a próxima edição de Malhação.

Kaká Barrete (Amaury)

Divulgação / Arquivo Globo / Instagram
Amaury foi interpretado por Kaká Barrete

O ator interpretava o filho de Rosemere, irmão de Vânia e Márcia, e neto de Lourival (Fabio Sabag). Garoto esforçado, quer trabalhar para ajudar a mãe, mas ela não o deixa largar os estudos. 

Lançado como galã em Brega & Chique, Kaká está longe da telinha desde 1991. Hoje vive em Saquarema, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, longe dos holofotes.

Paula Lavigne (Vânia)

Divulgação / Arquivo Globo / Instagram
Vânia foi a personagem de Paula Lavigne

Paula fez sua estreia em novelas como uma das filhas de Rosemere, que ajuda nas tarefas de casa e a cuidar da irmã menor. Também continua estudando por imposição da mãe.

Parceira de Caetano Veloso desde 1986, a atriz hoje atua como produtora e empresária do músico. Ela tem 56 anos e dois filhos, Zeca e Tom Veloso.

Cássia Kiss (Silvana)

Divulgação / Arquivo Globo / Maria Cândida Kis Fonseca
Silvana, a personagem de Cássia Kiss

A atriz deu vida à irmã de Luis Paulo (Marcos Paulo), filha de Lucy (Neuza Amaral) e Justino (Percy Aires). Tem um caso antigo com João Antonio, noivo de Ana Cláudia, e é secretária da empresa onde Maurício começa a trabalhar. 

Aos 63 anos, Cássia atuou em diversas produções da Globo. Ela integra o elenco de Desalma, minissérie do Globoplay que estreou na semana passada.

Cassio Gabus Mendes (Bruno)

Divulgação / Arquivo Globo / Globo
Bruno foi interpretado por Cassio Gabus MendesCassio Gabus Mendes

O ator vivia o sobrinho de Baltazar, que trabalha e mora com o tio. Praticamente analfabeto, começa a aprender português com Mercedes e se interessa por Vânia. O personagem ganhou a simpatia do público com seu jeito ingênuo e atrapalhado. Os erros de português que cometia davam ainda mais comicidade às suas cenas.

Irmão de Tato Gabus Mendes, Cassio tem hoje 59 anos. Seu trabalho mais recente foi na novela Éramos Seis.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias