Entretenimento



Falando de Sexo

Cirurgia na próstata pode modificar a vida sexual?

A intimidade no período pós-operatório é um fator que preocupa os homens 

25/10/2020 - 17h30min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

Preciso fazer uma cirurgia na próstata. Como ficará a minha vida sexual após esse procedimento?

Passar por uma cirurgia de remoção de próstata para a retirada de um câncer gera dúvidas e inseguranças. Mesmo que a recuperação e a cura da doença sejam os pontos mais importantes, a vida sexual pós-cirurgia também é outro fator que preocupa a maioria dos homens.

Os principais receios estão associados à perda da ereção, distúrbio na ejaculação, controle urinário e  insegurança emocional. Todas essas questões têm tratamento, que pode levar à recuperação da função sexual. A manutenção da vida íntima após a cirurgia também depende de outros fatores, como idade do paciente,  potência prévia antes do procedimento e a preservação ou não dos nervos erigentes (responsáveis pela ereção).

Leia outras colunas

Cuidados

Além dos cuidados e recomendações médicas, a função sexual depende de múltiplas razões, como irrigação sanguínea do pênis, aspectos hormonais, psicológicos e externos – como a cirurgia de próstata. Para uma atividade sexual satisfatória, o homem deve ter uma boa saúde – com alimentação adequada, atividade física, bom período de descanso, redução de estresse e checagem básica na saúde, incluindo investigação e tratamento de doenças. 

O prazer está também diretamente associado à vida emocional saudável, principalmente quando se fala sobre a relação íntima com a parceira. Iniciativa, participação e estímulo em continuar tendo uma vida sexual (após o médico liberar) são responsáveis por mais de 50% do sucesso na retomada da sexualidade após a retirada da próstata.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias