Entretenimento



Pronta pra causar

Clarissa Pinheiro fala sobre Penha, sua personagem em "Amor de Mãe": "Ela ainda vai surpreender muito"

Com as gravações a pleno vapor, a trama de Manuela Dias promete fortes emoções na retomada

05/10/2020 - 11h54min

Atualizada em: 05/10/2020 - 11h59min


Michele Vaz Pradella
Michele Vaz Pradella
Enviar E-mail
Sergio Baia / Divulgação

As gravações de Amor de Mãe seguem a todo o vapor, mas com normas rígidas de distanciamento social. Paralisada em março por conta da pandemia de coronavírus, a trama de Manuela Dias só volta no ano que vem, mas promete um retorno bombástico. 

Penha, interpretada por Clarissa Pinheiro, deve ser uma das responsáveis pelas fortes emoções. Se na primeira etapa da novela a metamorfose da personagem já foi inesperada, de empregada doméstica submissa a chefe do crime, há mais surpresas previstas para a retomada. Como será o futuro do triângulo amoroso envolvendo Penha, Belizário (Tuca Andrada) e Leila (Arieta Corrêa)? Há limites para a nova vilã da história? Em entrevista por e-mail, Clarissa entrega pouco, mas adianta: 

— Ela ainda vai surpreender muito.

Sua personagem vinha em uma crescente, com uma virada na trama e muitas mudanças antes da paralisação das gravações. Como foi para você ter que parar tudo de repente, sem previsão de retorno?

A novela vinha em um ritmo muito bom. Senti bastante a parada das gravações. Foi uma quebra brusca naquela rotina de filmagens, e isso me causou certa melancolia. Por outro lado, achei a decisão da Globo muito acertada, colocando a saúde de seus funcionários em primeiro lugar.

Você já voltou a gravar? Como tem sido essa rotina no "novo normal"?

As gravações voltaram dentro de um rígido protocolo de segurança. Estamos gravando em um outro ritmo, menos cenas por dia. Além de seguirmos fielmente as orientações sobre os cuidados a serem tomados durante a filmagem. Usamos máscaras durante os ensaios e somos regularmente testados para covid-19. Várias cenas são adaptadas para evitar que os atores fiquem muito próximos, sendo utilizadas, até mesmo, placas de acrílico. É um grande desafio contracenar nessas condições, mas estamos conseguindo manter o padrão de qualidade. 

O que tem feito para manter o equilíbrio neste momento de tanta tensão por conta da pandemia de coronavírus e dos problemas políticos e sociais? 

Além de muita ioga (risos), o que me salvou da loucura nessa quarentena foi ter tido a chance de me envolver em projetos legais, que ocuparam minha cabeça e trouxeram reflexões importantes sobre o atual momento do país e do mundo. Atualmente, estou em cartaz com a peça online Fronteiras Invisíveis, um projeto da Cia Atores de Laura. Experimentar essa nova forma de fazer teatro está sendo muito interessante e desafiador.

Para você, qual é a grande lição que a humanidade deve tirar de tudo o que está acontecendo?

Essa pandemia veio para nos relembrar que precisamos uns dos outros. Acho que o mundo vinha girando numa frequência frenética e nociva, onde as pessoas se tornaram cada vez mais egoísta e autocentradas. Porém, seja por obrigação ou por opção, o vírus fez todos pararem, refletirem e agirem em prol da humanidade. A pergunta é: até quando vai durar esse efeito? Tenho minhas dúvidas quanto a sua longevidade, mas sigo esperançosa de que o tempo nos fará melhores. 

João Miguel Júnior / TV Globo/Divulgação
Penha ainda vai aprontar muito


O que o público pode esperar de Penha na retomada da novela? Há algumas informações circulando sobre mudanças ainda mais bombásticas para a sua personagem (segundo o jornal Extra, Penha terá um romance com Leila, e as duas vão assassinar Belizário). Pode adiantar alguma coisa?

A Penha é cheia de surpresas, não é verdade? Até mesmo para mim! Cada vez que chegam novos capítulos, meu corpo se arrepia! Por enquanto, não posso adiantar detalhes da trama, mas garanto que ela ainda vai surpreender muito.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias