Entretenimento



Em entrevista

Dira Paes sobre assédio no trabalho: "Tive experiências desagradáveis com diretores, mas me defendi"

Artista relembrou ainda a personagem Celeste, que era vítima de violência doméstica na novela "Fina Estampa", reprisada recentemente

27/10/2020 - 09h06min


Nana Moraes / Divulgação
Dira Paes: "A violência nunca me travou"

Com 35 anos de carreira, a atriz Dira Paes, de 52 anos, conta que já sofreu episódios de assédio no trabalho. Em entrevista ao jornal O Globo, a artista conta como reagiu:

— Tive experiências desagradáveis com diretores, assédios verbais, mas me defendi todas as vezes, instintivamente. Indo embora na hora, por exemplo — afirmou. — A violência nunca me travou. Ainda bem.

No bate-papo, Dira recordou ainda de um episódio que ocorreu nos tempos de colégio:

— Já aconteceu de estar voltando da escola, e um homem meter a mão em mim. Consegui virar o braço, e ele saiu correndo.

Um de seus papéis marcantes na TV foi o de uma mulher que era agredida pelo marido na novela Fina Estampa (2011), da TV Globo, que foi reprisada recentemente. 

— Agora, estamos começando a verbalizar com mais consciência. Sabemos o que é uma relação abusiva, temos na boca essas palavras. Em 2011, não tínhamos — pondera.

No bate-papo, a atriz ainda refletiu sobre como o ambiente artístico está se forçando a mudar, na esteira das discussões atuais:

— Não tem mais tanto espaço para ego, para mau humor. Se você errou, peça desculpas, se possível, imediatamente. Estamos errando e aprendendo. Falo com muita gente como se tivesse conversando com o meu filho de cinco anos, ensinando o beabá. O princípio da cidadania, de não fazer com o outro o que não quer que façam com você, é uma coisa que já devia estar clara — disse.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias