Entretenimento



92 Mais Mulher

Moda acessível: renove seus looks sem gastar dinheiro

Acessórios produzidos com esses materiais pode ser uma boa pedida para incrementar o visual

08/10/2020 - 09h51min

Atualizada em: 08/10/2020 - 09h53min


Mariane Araújo
Mariane Araújo
xx / reprodução

Hoje, vou mostrar de que forma você pode reciclar peças do seu guarda-roupa para economizar e ainda estar na moda.

Sabe aquelas roupas que passam por consertos, reformas, modificações ou, até mesmo, têm um defeitinho de fábrica? Então, acredite: esse visual é a grande tendência do momento.

É hora de ter ousadia para mexer no armário: transforme calças em bermudas, junte retalhos para fazer a calça skinny (justinha na parte de baixo) se tornar flare (a famosa boca de sino), produza croppeds a partir de blusas e moletons, tinja peças e crie estampas tie dye (já ensinamos por aqui) e, se quiser, pode até deixar a costura aparecendo. 

No YouTube, é possível encontrar inúmeros tutoriais que ensinam a fazer tais mudanças, mas eu indico o canal da gaúcha Andressa Martins (youtube.com/canalandressamartins).

Para renovar seus looks, confira algumas sugestões simples e estilosas propostas por Orson Benedetto, coordenador dos cursos de moda do Senac Novo Hamburgo. 

Inspire-se e entre na onda!

Se a ideia é entrar na onda de mudar sem ter que comprar peças novas, Orson Benedetto lista as modificações mais simples para você fazer casa.

1. A versátil calça jeans ganha alguns remendos ou estampas. Abuse do estêncil (molde de desenho para fazer estampas diversas) e dos retalhos. Na referência abaixo, a ideia é reproduzir estrelas. 

Reprodução

2. A calça também se transforma em short ou bermuda. É só passar a tesoura! As peças novas podem ter a barra desfiada ou dobrada.

Ksubi / Reprodução
Reprodução

3. Sabe aquela blusinha manchada que foi esquecida no fundo do armário? Com uma estampa tie dye, técnica de tingimento de tecido, ela ganha um ar renovado. Confira como fazer aqui.

Reprodução

Leia mais
Sabe aquela roupa esquecida no armário? Aprenda a customizá-la usando a técnica tie dye

4. Enjoou da camiseta? Vale transformar em regata: é só remover as mangas!

Reprodução

5. O velho e querido moletom pode ser cortado em linha reta para virar um cropped (blusa mais curta). Não quer saber de andar por aí com a barriga aparecendo? Use com uma calça de cintura alta.

Reprodução

Tendência da nova estação

Orson Benedetto acredita que a tendência reworked (expressão em inglês que significa reaproveitamento) esteja em alta por dois fatores específicos.

— Talvez, o principal seja o retorno da estética que foi muito popular na década de 1990, além da tentativa de as pessoas aprenderem novas habilidades e ocuparem seu tempo durante o período da quarentena, começando a produzir peças nesse estilo — comenta.

O professor enfatiza que todas as peças pertencentes a essa estética são uma aposta certeira para a temporada primavera-verão.

— Aposto até que vão durar um pouco mais (na moda), já que é uma estética que começou a ser explorada novamente agora. Veremos muitas peças jeans com caras de remendadas, barras desfiadas, desbotadas, manchadas, trazendo toda essa tendência que era muito forte lá nos anos 1990 — explica.


DEIXA EU TE CONTAR

Acidentalmente, manchei um short e uma calça jeans com água sanitária.Então, tive a brilhante ideia de usar o produto para disfarçar a mancha. Deu certo! Peguei uma corda e fiz diversas amarrações nas peças, porque queria um efeito marcado: mergulhei no balde com água sanitária, coloquei de molho por alguns minutos e, logo depois, secaram à sombra. Pronto! Consegui usar as duas roupas por um bom tempo. Não as tenho mais para mostrar aqui, pois, anualmente, reciclo o guarda-roupa e encaminho muitas peças para doação.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias