Relembre seres assustadores que povoaram a telinha - Entretenimento

Versão mobile

 
 

Noveleiros31/10/2020 | 10h00Atualizada em 31/10/2020 | 10h00

Relembre seres assustadores que povoaram a telinha

Bruxas, mortos-vivos, lobisomens...alguns personagens já transformaram novelas e minisséries em verdadeiros filmes de terror

Relembre seres assustadores que povoaram a telinha TV Globo/Divulgação
Medo! Foto: TV Globo / Divulgação

"Há mais mistérios entre o céu e a terra do que sonha nossa vã filosofia", já diria o dramaturgo inglês William Shakespeare (1564 – 1616). Na imaginação dos autores de novelas e minisséries, então, há tantos mistérios, monstros, enigmas de outro mundo e cenas assustadoras que não caberiam nas páginas do DG. 

Aproveitando o Halloween, celebrado neste sábado em várias partes do mundo, Retratos da Fama enumera alguns seres misteriosos que povoaram novelas e minisséries, mas que bem poderiam ter saído de filmes de terror. Confira!

Haja água benta! 

Tudo é possível na ficção. Inclusive, abrir os caixões e soltar os vampiros para atormentarem os mocinhos da história.

Vamp (1991)

O atror Ney Latorraca na novela Vamp.#PÁGINA:6 Fonte: Divulgação Fotógrafo: Carta Z
Vlad mordeu muitos pescocinhos na novelaFoto: Ver Descrição / Ver Descrição

A pacata cidade de Armação dos Anjos era o lugar perfeito para constituir família e ser feliz para sempre. Até que seres das trevas povoaram o lugar, transformando habitantes comuns em sugadores de sangue. 

Em Vamp, Antonio Calmon ousou em uma trama que misturava terror e comédia, fazendo com que vampiros convivessem lado a lado  com os mortais. A novela foi um dos grandes sucessos da época, conquistando principalmente crianças e adolescentes. Vlad (Ney Latorraca), Natasha (Cláudia Ohana), Capitão Jonas (Reginaldo Faria) e outros personagens estão até hoje na nossa memória afetiva.

O Beijo do Vampiro (2002)

Cláudia Raia e Tarcísio Meira em O Beijo do Vampiro
Dupla sanguinária, mas hiláriaFoto: Divulgação / TV Globo/Divulgação

Calmon tentou retomar a fórmula do sucesso e trouxe os vampiros de volta ao horário das 19h. Em O Beijo do Vampiro, escalou ninguém menos do que Tarcísio Meira como o senhor das trevas Bóris Vladescu. Flávia Alessandra era Lívia, o amor de vidas passadas do vampirão, agora, encarnada sob a forma de uma mãe de família. 

A tecnologia aprimorou os efeitos necessários à trama, mas o público já era outro. Por isso, não emplacou o mesmo sucesso de Vamp. Ainda assim, o elenco de peso cativou os telespectadores, com destaque para Claudia Raia como a poderosa Mina. Inesquecível foi a volta de Ney Latorraca como Vlad, em uma divertida visita aos amigos sanguinários.


DONAS DO CALDEIRÃO

Algumas levaram fama à toa na Idade Média, mas na telinha, as bruxas já estiveram à solta, sim, senhores!

Eterna Magia (2007)

Atriz Cássia Kiss que interpreta a malévola bruxa Zilda na novela da Rede Globo  Eterna Magia.#PÁGINA:10ñ Eterna Magia ñ Estúdio D ñ Item 01, 02, 03, 04 ou 05  ñ Cap. 12 ñ Fazer a cena de Zilda ( Cássia Kiss ) diante de um caldeirão fazendo magia para que Eva fique com Conrado. Mostrar bem o altar com objetos de bruxaria e Zilda com a cabeça coberta por um pano negro Fonte: TV GLOBO Fotógrafo: João Miguel Júnior
Quem tem medo de bruxaria?Foto: Ver Descrição / Ver Descrição

Na fictícia cidade de Serranias, fundada por irlandeses, os moradores cultivavam muitas de suas tradições ancestrais. Temida por uns e respeitada por outros, Zilda (Cássia Kis) usou seus poderes para ajudar Eva (Malu Mader) a conquistar Conrado (Thiago Lacerda). 

A bruxaria, em evidência na primeira fase da trama, acabou perdendo espaço para a rivalidade entre Eva e sua irmã Nina (Maria Flor). Ainda assim, Zilda continuava mantendo terríveis segredos.

Deus Salve o Rei (2018)

Beatriz Arantes ou Bia Arantes, que será a Brice na novela Deus Salve o Rei.
Poder de Brice era capaz de quase tudoFoto: Raquel Cunha / TV Globo/Divulgação

Em uma trama medieval, não poderia faltar um toque de magia. Aqui, a bruxa da história, Brice (Bia Arantes), teve um papel fundamental nas armações de Catarina (Bruna Marquezine) contra Amália (Marina Ruy Barbosa). Mas nem o mais poderoso dos feitiços foi capaz de separar a mocinha de Afonso (Romulo Estrela).


DIRETO DA TUMBA

Se os mortos não forem bem enterrados, nada impede que eles deem uma voltinha pelas cidades cenográficas.

Amorteamo (2015)

Marina Ruy Barbosa de cabelo preto para a série Amorteamo.
Morta-viva sem descansoFoto: ALEX CARVALHO / TV Globo/Divulgação

Na série, abandonada pelo noivo, a jovem Malvina (Marina Ruy Barbosa) cometeu suicídio. Sentindo-se culpado pela tragédia, Gabriel (Johnny Massaro) abriu o túmulo da moça para se despedir, mas isso fez com que ela e os outros mortos do cemitério voltassem à vida, assombrando a cidade inteira.

Incidente em Antares (1994)

*** Incidente em Antares - DV ***Cena do DVD Incidente em Antares. Fonte: TV Globo
Divertidamente macabroFoto: Divulgação / Ver Descrição

Baseada na obra do gaúcho Erico Verissimo (1905 – 1975), a minissérie contava com grandes nomes no elenco, como Fernanda Montenegro, Regina Duarte, Mauro Mendonça e Paulo Betti. 

Em Antares, uma greve de coveiros impediu que vários mortos fossem enterrados. Assim, sete falecidos, revoltados, foram para o centro da cidade em protesto. Macabro, mas divertido e com um texto atemporal.


MISTÉRIOS DA MEIA-NOITE

Na sombra da lua cheia, homens comuns podem virar terríveis feras. Ao menos na ficção, isso é bem possível e já foi retratado.

Saramandaia (1975/2013)

lobisomem, saramandaia, remake
À luz da lua, Aristóbulo virava lobisomemFoto: TV Globo / Reprodução

Criada originalmente por Dias Gomes (1922 – 1999), a inusitada trama ganhou uma nova versão em 2013, com vários dos personagens bizarros que povoaram o imaginário do público antigamente. 

Além do homem que tinha asas, da mulher que explodia de tanto comer e da moça que pegava fogo – literalmente – um tipo assustava os telespectadores: Aristóbulo, o professor que virava lobisomem nas noites de lua cheia. Vivido por Ary Fontoura na primeira versão e, posteriormente, por Gabriel Braga Nunes, o ser estranho provocava um misto de temor e encanto entre os moradores de Saramandaia.

Roque Santeiro (1985)

lobisomem roque santeiro
Esconjuro, pé de pato, mangalô, três vezes!Foto: TV Globo / Reprodução

A criatura metade homem e metade lobo também assombrava Asa Branca, fictícia cidade de Roque Santeiro.

Durante a maior parte do tempo, o ser que atacava as mulheres em noites de lua cheia atendia pelo nome de professor Astromar, cujos hábitos estranhos levantavam muitas suspeitas.


VOZES DO ALÉM

A morte não é o fim para muitos personagens. Não é raro que espíritos atormentados continuem em cena, como foi o caso de Alexandre (Guilherme Fontes), em A Viagem (1994). Em Escrito nas Estrelas (2010), Daniel (Jayme Matarazzo) não se conformava por ter morrido antes de viver seu romance com Viviane/Vitória (Nathalia Dill).  

Alma Gêmea (2005)

*** Alma Gêmea/Priscila Fantin - dvg ***Novela Alma Gêmea - Serena (Priscila Fantin) Fotógrafo: Renato Rocha Miranda
Amor de muitas vidasFoto: Ver Descrição / Agencia RBS

A trágica morte de Luna (Liliana Castro) abalou profundamente Rafael (Eduardo Moscovis), que jurou nunca mais amar alguém. Até que, anos depois, Serena (Priscila Fantin), reencarnação de Luna, surge para vencer a resistência do viúvo. 

A novela também mostrou um espírito do mal, Guto (Alexandre Barillari), que atormentava a ex-amante e vilã Cristina (Flávia Alessandra). 

Páginas da Vida (2006)

Lílian Cabral interpreta a vilã Marta na novela Páginas da Vida. #PÁGINA:09 Fonte: Tv Globo Fotógrafo: Rafael Françam
Fantasma de Nanda assombrou MartaFoto: Ver Descrição / Ver Descrição

Não são poucas as tramas em que pessoas mortas voltam para assombrar ou proteger os vivos. Em Páginas da Vida, a fantasminha camarada Nanda (Fernanda Vasconcellos) ficou perto dos filhos gêmeos, Clarinha (Joana Morcazel) e Francisco (Gabriel Kaufmann). O espírito da jovem também aparecia para a mãe megera, Marta (Lilia Cabral).

 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros