Entretenimento



20 anos depois

Ana Paula Arósio, Maria Fernanda Cândido e mais: o que estão fazendo cinco atrizes de "Terra Nostra"

Folhetim foi disponibilizado em plataforma de streaming nesta segunda-feira

10/11/2020 - 09h19min


GZH
GZH
Ver Descrição / Ver Descrição
Ana Paula Arósio em cena de "Terra Nostra"

Estrelada por Ana Paula Arósio e Thiago Lacerda, Terra Nostra é um dos grandes títulos da dramaturgia brasileira. A novela de Benedito Ruy Barbosa pode ser revista, 20 anos depois de sua exibição original, a partir desta segunda-feira (9) no Globoplay.

Na trama, em 1894, centenas de camponeses deixam Gênova, na Itália, rumo a São Paulo para fugir da crise econômica. A bordo do navio, Giuliana (Ana Paula Arósio) se apaixona Matteo (Thiago Lacerda) e acaba engravidando, mas os dois perdem contato assim que chegam ao Brasil.

Giuliana é acolhida por um amigo de seu pai, Francesco Maglianno (Raul Cortez), e desperta o amor de seu filho, Marco Antônio (Marcello Antony). Enquanto isso, Matteo arranja emprego na colheita de café da fazenda do coronel Gumercindo Aranha (Antonio Fagundes) e passa a liderar reivindicações por melhores condições de trabalho.

Além de ter marcado época por sua trilha sonora, Terra Nostra também é lembrada pela atuação de importantes atrizes do Brasil no período. Pensando nisso, GZH relembra cinco exemplos de nomes que estavam no elenco e que andaram longe dos holofotes nos últimos tempos. Confira:

Ana Paula Arósio

A atriz realizou seu último trabalho para a TV na série Na Forma da Lei, de 2010. De lá para cá, foi raramente vista na mídia. No início, viveu um período no interior de São Paulo e, mais recentemente, em Londres, na Inglaterra, onde mora até hoje com o marido, Henrique Plombon Pinheiro. 

Em agosto, Ana Paula causou furor nas redes sociais ao aparecer em um comercial de um banco. Mesmo assim, ela fez questão de frisar que "sumiria" novamente: 

— Bom, agora eu vou, porque me desacostumei da civilização — disse ela, em um trecho.

Reprodução / Facebook
Ana Paula Arósio, em rara aparição nas redes sociais, em 2018, ao lado de anônima

Maria Fernanda Cândido

No ar como Joyce, na reprise de A Força do Querer, a atriz está vivendo em Paris com o marido e os filhos. Sem novos projetos para a TV, ela tem se dedicado a transmissões ao vivo sobre literatura e feminismo. No ano passado, participou do Festival de Cannes por sua atuação no filme O Traidor. 

Em Terra Nostra, Maria Fernanda vivia Paola, que se apaixonava por Augusto (Gabriel Braga Nunes), filho de seu patrão Altino (Odilon Wagner). Na época em que a novela de Benedito Ruy Barbosa foi exibida, ela foi eleita pelo público como "a mulher mais bonita do século". 

Loic Venance / AFP
Atriz chamou a atenção no Festival de Cannes

Débora Duarte

A Socorro da novela, Débora esteve no elenco de dezenas de folhetins após Terra Nostra, como Porto dos Milagres (2001), Paraíso Tropical (2007) e Babilônia (2015). Hoje, tem 70 anos e raramente aparece na mídia. Recentemente, fez uma participação na série Cinema Café, exibida pelo Canal Brasil. Nas redes sociais, raramente tem publicado imagens suas, investindo mais em mensagens motivacionais. Também tem escrito poemas. 

Felipe Monteiro / Gshow
Débora Duarte (à esquerda), em cena de "Babilônia"

Lu Grimaldi 

Esposa de Bartolo (Antonio Calloni) e empregada de Gumercindo (Antonio Fagundes) em Terra Nostra, Lu Grimaldi segue na ativa. Seu último grande trabalho para a TV foi em Babilônia, como Olga Teixeira, em 2015. De lá para cá, fez participações especiais nas séries Filhos da Pátria e Detetives do Prédio Azul. Seu retorno deve ocorrer em Nos Tempos do Imperador, próxima novela das seis, prevista para entrar no ar após a reprise de Flor do Caribe. Na trama histórica, ela deve viver Lurdes, a Baronesa de Seropédica. Recentemente, publicou uma foto ao lado da atriz Fernanda Rodrigues:

Lolita Rodrigues

Intérprete de Dolores, a dona da pensão onde Giuliana e Matteo moravam em parte da novela, Lolita está com 91 anos. Segundo a revista Quem, em publicação de setembro deste ano, ela vive atualmente reclusa na Paraíba, onde mora com a única filha, a médica Sílvia Rodrigues. Na entrevista, falou que tem vontade de fazer novelas novamente. 

Divulgação / Globo
Lolita Rodrigues como Isabelita em "Kubanacan"



MAIS SOBRE

Últimas Notícias