Como o excesso de trabalho afeta a rotina sexual - Entretenimento

Versão mobile

 
 

Falando de Sexo23/11/2020 | 15h45Atualizada em 23/11/2020 | 15h45

Como o excesso de trabalho afeta a rotina sexual

É muito difícil despertar o desejo feminino quando a exaustão extrema toma conta

Como o excesso de trabalho afeta a rotina sexual Reprodução/Reprodução
Foto: Reprodução / Reprodução
Andrea Alves e Lucia Pesca

Eu ando trabalhando demais desde que começou a pandemia. Parece que a jornada redobrou, porque, como estou em home office, trabalho mais horas do que o normal. Ando cansada, com dor de cabeça e irritada. Além disso, minha vontade de fazer sexo foi para o brejo. Será que isso é só uma desculpa minha?

Querida leitora, esse comportamento não se trata de uma desculpa sua. Isso tem nome e sobrenome: chama-se síndrome de Burnout, um desgaste que prejudica os aspectos físicos e emocionais do indivíduo, levando-o a um esgotamento. 

No caso das mulheres, vale a pena ressaltar que muitas acabam sendo afetadas pela jornada dupla, pois trabalham no emprego formal e também nas tarefas de casa. Esse esgotamento atinge cerca de 30% dos trabalhadores brasileiros.

Leia outras colunas

Desejo diminui

É muito difícil despertar o desejo feminino quando a exaustão extrema toma conta. Os homens, muitas vezes, costumam aliviar o estresse por meio da masturbação, pois foram ensinados a enxergar o prazer como uma maneira de diminuir a tensão. Porém, as mulheres não conseguem aliviar a ansiedade e o cansaço com sexo, porque foram orientadas a encarar as relações íntimas como uma forma de carinho, afeto e algo que precisa ser feito com tempo e dedicação. O problema é que, às vezes, não encontramos esse tempo disponível.

A questão aqui é achar esse momento de descontração no meio de tanto trabalho e  esgotamento. Então, procure relaxar, conversar com o par sobre seus sintomas, pedir ajuda, dormir um pouco mais nos fins de semana, ficar de conchinha e buscar mais carinho do que sexo.

 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros