Entretenimento



Nova análise

De Íris a Rubinho: cinco personagens das reprises que merecem uma nova chance

Globo segue com reexibição dos folhetins por conta da pandemia de coronavírus

06/11/2020 - 10h12min


Júlio Boll
Júlio Boll
Enviar E-mail
Ver Descrição / Ver Descrição

Nada como o tempo para superar algo ou promover uma nova análise de uma situação. Este velho ditado também faz muito sentido para as reprises de novelas que estão no ar na Globo, já que a sociedade evoluiu em diferentes aspectos desde a data de exibição original de alguns folhetins. No momento, a emissora exibe Laços de Família (2000), Flor do Caribe (2013), Haja Coração (2016) e A Força do Querer (2017).

Em todos os folhetins acima, alguns personagens foram alvo de críticas. No caso da novela de Manoel Carlos, na faixa do Vale A Pena Ver de Novo, Íris (Deborah Secco) foi odiada por se submeter a Pedro (José Mayer), que era nitidamente tóxico. Em 2020, muita gente conseguiu perceber que ela era mais inocente do que culpada e que, apesar de intrometida, dá mais fervor a Laços de Família ao se meter onde não deve.

Já em Flor do Caribe, muita gente não gostava da postura de Alberto (Igor Rickli), por ser um vilão muito duro. Agora, contudo, o personagem tem sido constantemente elogiado por ter ações consistentes. É o mesmo caso de Beto (João Baldasserini), de Haja Coração, que tem conquistado o público nesta reexibição por ser um homem que reconhece os próprios erros e luta por Tancinha (Mariana Ximenes)

Diante disso, GZH lista abaixo cinco personagens das reprises que merecem uma nova chance. Confira:

Íris - Laços de Família

Ver Descrição / Ver Descrição
Íris (Deborah Secco) "chegou e abalou" em "Laços de Família"

É verdade que ela se mete nos outros núcleos, aceita se submeter a Pedro (José Mayer) em busca de um romance e opina onde não é chamada. Como Helena (Vera Fischer) bem definiu quando Íris chegou ao Rio de Janeiro, ela "chegou e abalou". Mas a verdade é que, apesar de tudo, a personagem de Deborah Secco tem causado boas risadas em Laços de Família. Nesta semana, teve uma conversa franca com Alma (Marieta Severo) e mostrou que está consciente dos erros de Pedro. Nos próximos capítulos, vai jogar na cara de Camila (Carolina Dickmann) que ela quer roubar o namorado da mãe. O que público gosta de ver é que Íris bota fogo na trama de Manoel Carlos - melhor do que a calmaria constante do Leblon.

Alma - Laços de Família

Jorge Baumann / TV Globo/Divulgação
Alma (Marieta Severo): madame com opiniões diversas merece uma nova chance

O público não aprova que Alma seja completamente contra o relacionamento de Edu e Helena. Mas a ricaça também tem bons acertos na trama de Manoel Carlos: ela está o tempo todo chamando a atenção de Edu sobre sua carreira de médico e também faz alertas para o vício do marido, Danilo (Alexandre Borges), em álcool. Nos capítulos recentes da novela, a ex-mulher de Pedro, Silvia (Eliete Cigarini), foi até Alma fazer várias fofocas sobre o relacionamento do "caubói" com Íris e acusá-lo de roubar dinheiro do haras. Neste momento, a madame surpreendeu: foi checar os fatos pessoalmente, não dando muitos créditos para Silvia. Apesar de alguns valores inconsistentes, tem comprovado que é sensata.

Alberto - Flor do Caribe

Renato Rocha Miranda / TV Globo/Divulgação
Alberto (Igor Rickli): memso vilão, ações tem sido elogiadas

É meio inacreditável a jornada do personagem de Igor Rickli. Com inveja do amor de Ester (Grazi Massafera) e Cassiano (Henri Castelli), ele esquematiza um plano para sumir com o rival a fim de se aproximar da amada. Movido por esse amor, ele também tenta incriminar Cassiano diversas vezes na novela querendo enfraquecer o romance. Nesta semana, há um impasse pela guarda de Laura, que vai fazer Alberto até destruir a cabana habitada por Cassiano e Ester. Ele quer comprovar que é a melhor opção para ela e vai importunar todos até o fim da novela. Embora siga recebendo uma avalanche de críticas nas redes sociais, Alberto merece um segunda chance por ser um vilão consistente em uma trama tão solar.

Beto - Haja Coração

Paulo Belote / TV Globo/Divulgação
Beto (João Baldasserini): paixão por Tancinha (Mariana Ximenes)

Mimado, o personagem de João Baldasserini começa a novela com uma pose de "macho desnecessário": ele chegou a fazer uma aposta com o melhor amigo de que levaria a protagonista Tancinha (Mariana Ximenes) para a cama. O que era só um jogo, virou coisa séria. Nas últimas semanas, ele acabou se apaixonando pela feirante e tem se metido constantemente no relacionamento dela com Apolo (Malvino Salvador). O ápice foi na semana passada, quando Tancinha entrou no carro de Beto para provocar o amado e, no fim, acabou vendo o noivado se desmanchando. Nesta quarta-feira (4), Tancinha foi sequestrada por Genésio (Cláudio Galvan) e Beto vai pagar o resgate, em uma cena tensa nos próximos dias. No fundo, o público vê que ele realmente luta pela amada, mesmo que prefira que ela fique com Apolo. Sabe-se que a Globo gravou um final de Tancinha com os dois homens. Na época, exibiu o "felizes para sempre" dela com Apolo, mas há a possibilidade de, em 2020, a reprise ter um novo desfecho. Será a chance de Beto?

Rubinho - A Força do Querer

SERGIO ZALIS / TV Globo/Divulgação
Rubinho (Emílio Dantas), o cafajeste que criou Bibi Perigosa

Ele vive mentindo para Bibi (Juliana Paes), encantou-se por Carine (Carla Diaz) e tenta administrar as duas. Rubinho seria um claro exemplo de relacionamento tóxico, mas a verdade é que o personagem também é defendido por colocar fogo em A Força do Querer. Nesta quarta, ele foi preso ao ser acusado de traficar drogas. A partir deste ponto da novela, ele vai convencer Bibi a entrar de fato para o mundo do crime, o que provocou toda a sensação no período em que a novela foi exibida originalmente, em 2017. Rubinho é um clássico exemplo de belo cafajeste, mas foi o elemento que tornou Bibi Perigosa possível graças ao amor que ela sente por ele. As redes sociais acabaram aceitando melhor o personagem nesta nova fase - isso sem falar na beleza de Emílio Dantas, sempre enaltecida.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias