Entretenimento



Inesquecível

Nascimento, pegadinhas, torta na cara e mais: 10 momentos que explicam o sucesso do Louro José

Intérprete do personagem, Tom Veiga foi encontrado morto no domingo. Nesta segunda, Ana Maria Braga se despediu do colega de palco em programa especial

02/11/2020 - 13h52min


Júlio Boll
Júlio Boll
Enviar E-mail
Reprodução / Globoplay

O ator Tom Veiga, que dava vida ao Louro José no Mais Você, foi encontrado morto neste domingo (1º), aos 47 anos. Em edição especial nesta segunda-feira (2), a reportagem do programa informou que o laudo do Instituto Médico Legal aponta que ele teve um AVC por conta de um aneurisma.

Sempre com muito bom humor, o personagem marcou as manhãs da Globo ao lado de Ana Maria Braga. A apresentadora se emocionou ao se despedir do colega de palco:

— Quem aparecia aí para vocês era o Louro, e o Louro é real pra mim, mesmo que você não visse. Nunca enxerguei o Tom no Louro, essa é a coisa mais maluca do mundo: o Louro é Louro e o Tom é o Tom. Por mais estranho que isso que pareça, sou criança que nem as crianças e acredito nisso, sempre foi.

Os dois trabalharam juntos por mais de 20 anos e se tornaram uma das duplas mais amadas da TV brasileira. Abaixo, GZH elenca 10 momentos que explicam o sucesso de Louro José:

O nascimento

No ano em que o Mais Você estreou na Globo, Ana Maria e Louro José recuperaram o momento em que o papagaio nasceu - já que ele foi criado quando ela estava na Record. Nesse dia, a apresentadora quebrou um ovo verde gigante com o auxílio de um martelo. Pouco depois, Louro apareceu usando uma touca de bebê, ainda dentro do ovo, gritando "mamãe" e "nasci grandioso".  

Louro salta de asa-delta

Em 2011, o aniversário do Mais Você foi celebrado diretamente das areias da Praia de São Conrado, na zona sul do Rio de Janeiro. O local é “point” dos praticantes de asa-delta e Louro surpreendeu ao também realizar um salto com o equipamento.

Reprodução / Globoplay
Louro saltando de asa-delta

Louro aplaude

Em abril do ano passado, a história de Marcos Rossi, analista financeiro que nasceu sem pernas e antebraços, comoveu os espectadores. Louro José quebrou o protocolo e representou uma nação: interrompeu a conversa e as mãos de Tom apareceram aplaudindo Rossi.

Louro aprende a nadar

Em janeiro de 2010, aproveitando o verão, Ana Maria Braga levou o seu parceiro para a praia. Na ocasião, Louro aprendeu a nadar com as dicas da apresentadora e ficou animadíssimo ao vivo. 

Reprodução / Globoplay
Louro José nadando

Louro quebra pratos valiosos

Geovanna Tominaga estava estreando na reportagem do programa de Ana Maria Braga e levou um presente para a apresentadora: pratos caríssimos obtidos em um leilão e que foram colocados na bancada ao lado de Louro. Na saída dela, o papagaio ficou "emocionado" e, atrapalhado, acabou quebrando a louça ao vivo. Dias depois, revelaram que eram objetos cênicos e as verdadeiros seguiam intactos.

Louro José passeia pelo Algarve 

Em janeiro deste ano, Ana Maria Braga foi a Portugal para mostrar as belezas de Algarve. Louro José, é claro, acompanhou a apresentadora no roteiro por barcos e feiras da região.

Reprodução / Globoplay
Louro em Algarve

Louro José ensina inglês

O bom humor do personagem ajudou Ana Maria Braga a aprender o idioma com boas frases, fazendo traduções literais de expressões brasileiras, como "você quer um bombom" (que virou "do you want a good-good") e "é nós na fita" ("Is we in the tape"). 

Torta na cara

Em 2005, a dupla lembrou a simbologia da famosa torta na cara - citando Os Trapalhões e até a vontade que algumas pessoas sentem de dar uma "tortada" durante uma briga. Ana Maria, é claro, não perdeu a piada: jogou o doce na cara do papagaio sem aviso prévio.

Reprodução / Globoplay
Louro ficou desolado

Pegadinhas 

A dupla também marcou centenas de manhãs fazendo games de pegadinhas. "O que no ser humano aumenta sete vezes quando você manipula?", foi uma delas. Louro não quis responder, e Ana explicou: "É a pupila". O papagaio, então, rebateu: "O que eu pensei era mais divertido", arrancando risos da apresentadora.

Aniversário do Louro

Quando completou 15 anos no programa, o papagaio ganhou uma festa dentro do Mais Você. Canhões de luzes, bolo e até participações de familiares (com depoimentos da avó e tio) estiveram no programa. 

Reprodução / Globoplay
Tio de Louro, ao fundo, durante depoimento no aniversário



MAIS SOBRE

Últimas Notícias