Entretenimento



Falando de Sexo

Saiba qual é o significado do Novembro Azul

Campanha alerta para a prevenção ao câncer de próstata

10/11/2020 - 13h17min

Atualizada em: 10/11/2020 - 13h27min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

O Novembro Azul é uma campanha para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Confira mais detalhes abaixo.

Essa campanha incrível é destinada ao público masculino. Conforme estatísticas, muitos homens morrem no Brasil em decorrência do câncer de próstata. 

O principal motivo para esse quadro é o preconceito dos homens em relação ao exame de toque retal, fundamental para descobrir a doença. É preciso fazer dois exames de maneira simultânea: de toque e de sangue, que é o PSA. Esses procedimentos, quando associados, dão uma segurança de mais de 90% para o médico realizar um diagnóstico precoce da doença. 

Leia outras colunas

Preconceito

Porém, infelizmente, o preconceito ainda existe. Aproximadamente 20% dos pacientes são diagnosticados em estágios avançados da doença, o que faz com a taxa de mortalidade chegue a 25% dos casos. 

A hereditariedade (transmissão de características de pais para filhos) é outro dos principais fatores de risco para o câncer de próstata. 

A indicação é que os homens procurem um médico especializado (urologista) para monitorar sua saúde a partir dos 50 anos.

Chamar a atenção para a necessidade de diagnosticar precocemente esse tipo de câncer, que é o segundo mais comum entre os homens brasileiros, é um dos objetivos da campanha Novembro Azul, realizada pela organização não governamental (ONG) Instituto Lado a Lado pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias