Entretenimento



Estrelas da Periferia

Banda Palhaços de Aço projeta futuro colorido pós-pandemia

Formada por colegas de trabalho, eles trazem letras sobre otimismo e superação das adversidades

08/12/2020 - 08h00min


Michele Vaz Pradella
Michele Vaz Pradella
Enviar E-mail
Arquivo Pessoal / Reprodução
Músicos já lançaram três faixas nas plataformas digitais

"As ruas estão coloridas, o céu cinza ficou azul, e as pessoas estão unidas". Os primeiros versos de Spoiler, música de trabalho da banda Palhaços de Aço, dão o tom do otimismo que move seus integrantes, que são de Canoas e Novo Hamburgo. O vocalista e compositor Luciano Marinho, 38 anos, define Spoiler como uma "canção pós-pandemia", que traz uma mensagem positiva diante do caos:

— Estamos desejando uma coisa bacana no meio de toda essa adversidade. 

Esperança, otimismo e espiritualidade são os pilares que guiam Luciano, Adriano Calbo, 46 anos (contrabaixo), Claudenir Charão, 34 (guitarra e vocal de apoio), Ricardo Pontes, 34 (bateria), Eduardo Marinho, 34 (guitarra e violão), além do produtor, Calil Souza. O humor e a ironia passam, inclusive, pelo nome do grupo.

— Todo mundo, de certa forma, é visto como palhaço, com tantas adversidades no dia a dia. Mas estamos sempre esperançosos, acreditando em coisas melhores. Somos uma espécie de heróis, a gente faz uma breve referência ao Homem de Aço, o Super-Homem dos quadrinhos — conta Luciano.

Com forte influência do rock gaúcho, de bandas como Engenheiros do Hawaii, TNT e Nenhum de Nós, os integrantes da Palhaços de Aço também bebem da fonte de grupos internacionais, em especial The Doors, Pink Floyd e Led Zeppelin. Além dos clássicos, os sons mais atuais de Coldplay e Imagine Dragons também estão na playlist da galera.

O início

Divulgação / Divulgação
Com esperança em dias melhores, Palhaços de Aço investe na carreira

Quem deu o pontapé inicial no mundo da música foi Luciano, que desde 2014 participava de festivais. Em 2019, a atual formação, que se conheceu nos corredores da Secretaria de Segurança Pública, onde trabalham, começou a pensar no primeiro projeto, que deve ser composto  por 12 canções. Devido à pandemia, apenas três puderam ser gravadas em estúdio, por enquanto: Spoiler, Dupla Intenção e Suas Mãos.

Apesar do futuro incerto, o vocalista já projeta os próximos passos:

— Finalizando o álbum, a gente quer colocar o pé na estrada, dependendo da situação.

Esperança

Não tem sido fácil gravar e divulgar a banda em plena pandemia, mas Luciano garante que as redes sociais ajudam bastante. As três canções lançadas nas plataformas digitais têm milhares de visualizações e um bom retorno do público. O músico conta que há interesse de produtores de São Paulo e Minas Gerais, que curtiram a vibe otimista de Spoiler. Mas, em função do deslocamento, os rapazes preferem não arriscar enquanto o coronavírus estiver circulando por aí.

Driblando dificuldades e levando boas energias,  Palhaços de Aço segue com esperança de dias melhores.

— Como a temática desse álbum é a esperança, o otimismo e a espiritualidade, é nesse pensamento que a gente vai seguir acreditando sempre — finaliza Luciano.

Pitaco de Quem Entende

Rodrigo Adams, comunicador da Rádio Atlântida (94.3 FM), vê um futuro promissor para a Palhaços de Aço:

— A banda surfa na onda do rock gaúcho. Se eu estivesse no lugar deles, focaria muito em performance. O que consagrou muita banda gaúcha foi a energia e identidade do som, aliados a uma apresentação intensa. Boa caminhada, gurizada.

Aqui, o Espaço É todo seu

— Para falar com a banda, ligue para 99211-6271

— Para participar da seção, mande um pequeno histórico da sua banda, dupla ou do seu trabalho solo, músicas, vídeos e um telefone de contato para jose.barros@diariogaucho.com.br.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias