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92 Mais Mulher10/12/2020 | 09h39Atualizada em 10/12/2020 | 09h39

Com ou sem sol: confira dicas para ficar da cor do verão

Se for pegar sol, não se esqueça do filtro solar

Com ou sem sol: confira dicas para ficar da cor do verão Instagram/Reprodução
Foto: Instagram / Reprodução
Mariane Araújo
Mariane Araújo

Bronzeado com ou sem sol: eis a questão. Para quem curte aproveitar algumas horinhas na beira da praia ou na piscina e manter a pele dourada sem torrar ao sol, é importante sempre usar filtro solar e só se expor antes das 10h e depois das 16h. 

Além disso, o filtro de proteção deve ser reaplicado a cada duas horas,  quando houver exposição à água ou transpiração excessiva. Mas há opções para ostentar a cor do verão sem precisar ficar ao sol. A alimentação também é uma forte e eficiente aliada do belo bronzeado. Confira essas e outras dicas das especialistas para aproveitar o melhor do verão!

Use filtro sempre!

A famosa marquinha de biquíni pode ser conquistada sem exposição solarFoto: Andréa Graiz

A dermatologista Maíra Severo alerta que é preciso estar sempre protegida contra a radiação solar, tanto UVA (raios praticamente constantes durante o dia, responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele) quanto UVB (raios que causam queimaduras solares, vermelhidão e também o temido câncer de pele). Ela também destaca que o período mais indicado para aproveitar o sol é antes das 10h e após as 16h, mas sempre com proteção.

— Filtro solar é fundamental em qualquer horário — garante a dermatologista.

Sobre as diferenças entre filtros corporais e faciais, Maíra esclarece:

— Filtros corporais não têm proteção UVA tão significativa como os faciais. Além disso, os corporais podem aumentar a oleosidade da pele, acnes e trazer sensibilidade para a área dos olhos. Por isso, é importante separar. 

A médica ainda sugere que o protetor facial seja usado no pescoço e no colo, mas como o produto é mais caro, vale a pena usar o corporal para proteger essas regiões.

Bronzeado sem sol: as melhores alternativas

Spray (maquiagem para pernas) 

— Está disponível em vários tons e simula o efeito de meia-calça, deixando a pele das pernas mais uniforme, cobrindo marcas de depilação, manchas e varizes. 

— O efeito sai na hora do banho (esfregue com sabonete e bucha vegetal para eliminar todos os resíduos). 

— Em média, o spray custa de R$ 30 a R$ 70. É encontrado em lojas de departamento e farmácias. 

Autobronzeador 

— Faça uma boa esfoliação antes de passá-lo, para que a cor fique uniforme. 

— Depois de aplicá-lo, como se fosse um creme, lave as mãos para não manchar as palmas. Normalmente, é indicado fazer a aplicação com luvas. Leia as instruções que estão na embalagem, pois cada produto funciona de um jeito diferente!

— Custa, em média, de R$ 20 a R$ 60. É encontrado em supermercados e farmácias. 

Jet bronze 

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Foto: Julio Cavalheiro / Agencia RBS

— O jato de pó colorido é aplicado por profissionais especializados, em estéticas. O efeito é imediato, mas a cor  começa a aparecer aos poucos: pode levar até oito horas e dura de sete a 15 dias na pele. 

— Depois do procedimento, evite usar descolorantes ou fazer depilação com cera, porque a cor sai na hora. 

— Cada sessão varia de R$ 120 a R$ 150, em média. 

Brilho que vem de dentro

Antonia Cunha, professora de Nutrição da Faculdade Senac Porto Alegre, indica dois sucos que potencializam o bronzeado.

— Alimentos alaranjados e amarelados, como cenoura, abóbora, mamão, manga, melão, caqui e laranja, são ricos em betacaroteno, um antioxidante que é transformado em vitamina A no nosso organismo e promove a recuperação da pele que foi agredida pelo sol. Protege a pele dos efeitos nocivos. Esse nutriente auxilia na formação de melanina, pigmento presente na pele que protege dos raios UV e promove o bronzeamento — explica.

Faça em casa

A nutricionista Antonia recomenda duas deliciosas receitas de sucos para estimular o bronzeamento. O ideal é ingerir quantidades diárias. Confira!

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Alimentação ajuda a manter a pele saudávelFoto: Divulgação / RBS TV

1.

— Uma xícara de abacaxi em cubos
— Uma cenoura
— Uma xícara de hortelã
— Um limão inteiro (só o suco da fruta)
— 200 ml de água
— Bata tudo no liquidificador

2.

— Uma colher de sopa de beterraba em cubos
— Uma laranja
— Duas folhas de hortelã
— Seis amoras
— Uma fatia de limão com casca
— 200 ml de água de coco
— Bata tudo no liquidificador

 
 
 
 
 
 
 
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