Entretenimento



Falando de Sexo

Saiba como tratar o ressecamento vaginal

Estresse, cansaço e variações hormonais são algumas das possíveis causas

02/12/2020 - 15h38min

Atualizada em: 02/12/2020 - 15h39min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

Por causa da falta de lubrificação, sinto muito desconforto ao transar. Tem sido muito desagradável não ficar lubrificada no momento do sexo. O que faço?

Amiga, isso é bem comum. A cada 10 mulheres, duas relatam ter ressecamento vaginal. O papel da lubrificação é deixar o canal vaginal escorregadio e úmido para facilitar a penetração, além de remover células mortas. Essa umidade é ligeiramente ácida, e isso ajuda a prevenir possíveis infecções nesta área. Portanto, a lubrificação tem relação direta com a excitação. 

Falando nisso, é bom investir na imaginação. A mente estimula o físico a funcionar melhor. Use e abuse das fantasias sexuais e solte-se na intimidade! Para ficar mais excitada, invista nas preliminares. Utilizar lubrificantes artificiais também pode ajudar, mas tenha cuidado ao escolher os produtos: prefira os compostos à base de água.

Leia outras colunas

Causas

Outros fatores que podem influenciar na falta de lubrificação são estresse, cansaço, ansiedade e as variações hormonais. Os índices de estrogênio, hormônio importante para manter a lubrificação, podem sofrer uma queda e provocar ressecamento vaginal em algumas fases da vida da mulher, como no período pós-parto ou menopausa, após cirurgias para retirada dos ovários, tratamento de radiação ou quimioterapia. Além disso, medicamentos usados para tratar endometriose também podem causar secura. 

Portanto, vá a um ginecologista para fazer uma avaliação clínica.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias