Entretenimento



Fake news

Caetano Veloso decide processar cantora que divulgou vídeo falso dele em aglomeração

Nayat Jordan foi notificada pelo advogado do músico e publicou justificativa para divulgação do material

06/01/2021 - 09h05min


GZH
GZH
Leonardo Aversa / Divulgação

A cantora Nayat Jordan divulgou na segunda-feira (4), nas redes sociais, um vídeo em que aparecem Caetano Veloso, Maria Bethânia, Regina Casé, Mart’nália e outros artistas supostamente comemorando o Réveillon. A gravação, feita em 2019, foi atribuída pela cantora como recente e ela acusou os participantes de irresponsáveis por fazerem festa em tempos de pandemia. Caetano Veloso se manifestou sobre o ocorrido afirmando que irá processar Nayat por divulgação de fake news. 

“Olha que legal o Réveillon na Bahia festejando 2021. Galera boa, Regina Casé, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Mart’nália, filha do Martinho da Vila, e adjacências. Parabéns sem medo da peste chinesa. Festão do covidão!”, escreveu Nayat na legenda da publicação. 

A assessoria de Mart'nália se manifestou afirmando que as imagens foram gravadas durante a Lavagem de Nossa Senhora da Purificação, em Santo Amaro, em janeiro de 2019. Caetano e sua família se disseram perplexos com a tentativa de serem incriminados. 

— Estamos todos trancados, Bethânia na casa dela. Quem dera houvesse uma cura e um samba pra gente dançar — disse Paula Lavigne, esposa do músico. 

Nayat Jordan, que se identifica como membro da banda Nayat Jordan & Company, costuma usar as redes sociais para compartilhar apoio ao presidente Jair Bolsonaro e defende o uso de cloroquina e azitromicina no combate ao coronavírus. 

O advogado de Caetano notificou Nayat pedindo que ela removesse imediatamente a publicação das redes sociais, e ainda exigiu que a artista publicasse uma retratação, explicando a falsidade das acusações. 

Confira o comunicado na íntegra:

Prezada Nayat Jordan,

Na qualidade de advogado de Caetano Veloso e familiares, venho por meio desta solicitar a imediata remoção da postagem realizada através do link. Referida postagem afirma falsamente que o artista, amigos e familiares estariam aglomerando socialmente em plena pandemia, atribuindo a estes a prática irresponsável e criminosa de aglomeração social em tempos de pandemia ocasionada pela Covid-19. Tal prática é totalmente repudiada por todos aqueles filmados no referido vídeo, que se trata de registro de um evento familiar ocorrido no ano de 2019.

A postagem possui o mero intuito de atribuir, ao artista e aos demais, a prática de ato irresponsável e lesivo à saúde coletiva, confundindo assim a opinião pública sobre a sua conduta e responsabilidade. Solicito ainda seja formalizado pedido de retratação e de desculpas, em postagem própria, esclarecendo sobre a falsidade das informações postadas na publicação que se exige remoção, cujo único intento é o de macular a honra e a imagem de Caetano Veloso.

Na hipótese de não atendimento à presente solicitação, tomaremos todas as medidas judiciais cabíveis para reparação de danos materiais e morais causados. Certo de sua compreensão quanto à urgência e gravidade da sua postagem, aguardo remoção.

Cordialmente, Caio Mariano (OAB-BA 18.169)

Nesta terça-feira (5), Nayat publicou uma justificativa sobre o caso, alegando que recebeu a informação errada, mas não pediu desculpas pela situação:

"Segundo informações essa festa foi em 2019 na festa do divino. Me passaram como Réveillon. A informação anterior não procede", escreveu.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias