Confira dicas para que a ansiedade não vire inimiga da vida sexual - Entretenimento

Versão mobile

 
 

Falando de Sexo19/01/2021 | 14h46Atualizada em 24/01/2021 | 15h27

Confira dicas para que a ansiedade não vire inimiga da vida sexual

Nesses casos, o diálogo é sempre a melhor alternativa

Confira dicas para que a ansiedade não vire inimiga da vida sexual Reprodução / Reprodução/Reprodução
Foto: Reprodução / Reprodução / Reprodução
Andrea Alves e Lucia Pesca

O meu marido não consegue ter ereção em todas as nossas relações sexuais, e eu me sinto culpada por isso. Já mudei várias coisas no meu jeito, mas nada adianta. Precisamos de ajuda.

Amiga, a falta de ereção eventual não representa um problema grave. Entenda como um acidente de percurso, que pode acontecer a qualquer homem em um determinado momento. Mas nunca pense que a culpa é sua.

As dificuldades de ereção podem ocorrer com homens de todas as idades. De acordo com especialistas, pelo menos metade da população masculina já experimentou episódios ocasionais e transitórios e considera-se que estejam dentro dos limites do comportamento sexual normal.

O pavor do fracasso pode criar um círculo vicioso. Se um homem fica ansioso durante o ato sexual, são liberadas substâncias, como a adrenalina, que afetam o funcionamento do seu sistema nervoso. Isso leva à contração dos vasos sanguíneos, impedindo o fluxo de sangue para o pênis, o que torna difícil obter ou manter a ereção. 

Leia outras colunas

Diálogo

A preocupação com o desempenho acaba, então, ocasionando a impotência ou até mesmo fazendo o homem desistir de transar.

A solução está em desencanar, tirar da cabeça essa preocupação com o desempenho. A melhor forma é identificar o que deixa ele tenso a ponto de perder a ereção.

Conversem sem cobranças nem pressões sobre o que descobriram. Caso seja difícil esse diálogo, procurem um profissional. Terapeuta sexual ou sexólogo são especialistas nessa área. Conflitos de rápida solução, muitas vezes, podem ser resolvidos em poucas sessões de psicoterapia.

Não deixem que essa dificuldade leve a outras e prejudique a relação de vocês. Tentem se ajudar.

 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros