Entretenimento



Falando de Sexo

Dia da Visibilidade Trans: conheça a história desta data

Em 29 de janeiro de 2004, travestis, mulheres e homens trans foram a Brasília lançar a campanha Travesti e Respeito

28/01/2021 - 12h04min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

Por que 29 de janeiro é o Dia da Visibilidade Trans?

Na sexta-feira (29), celebramos o Dia Nacional da Visibilidade Trans. No Brasil, essa data é muito significativa para a luta de travestis e transexuais. Mas você sabe por que esse dia é tão importante?

Em 29 de janeiro de 2004, travestis, mulheres e homens trans foram a Brasília lançar a campanha Travesti e Respeito, para promover a cidadania e o respeito entre as pessoas e para mostrar a relevância das ações desse grupo no Congresso Nacional. Foi o primeiro ato nacional organizado por pessoas trans, fato que repercutiu muito.

Leia outras colunas

Entenda

É preciso deixar claro que transgêneros ou transexuais são todos os indivíduos cuja identidade de gênero não corresponde ao sexo biológico. Identidade de gênero é como a pessoa se vê, que pode ser como mulher, homem ou bigênero. De maneira geral, essas pessoas sentem um grande desconforto com o seu corpo por não se identificarem com o seu sexo biológico. 

É importante ter em mente que identidade e orientação sexual não são a mesma coisa. Enquanto identidade é sobre como você se enxerga, a orientação está associada ao que o atrai sexual e emocionalmente. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias