Entretenimento



Música

"É um sonho", dizem os integrantes de Os Barões da Pisadinha, sobre sucesso nacional

Dupla baiana, em entrevista exclusiva, fala, ainda, sobre a força da pisadinha

09/01/2021 - 12h00min

Atualizada em: 11/01/2021 - 10h20min


José Augusto Barros
José Augusto Barros
Enviar E-mail
Fábio Gallo / Divulgação
Dupla conquistou o Brasil

Ano após ano, surgem fenômenos musicais que apresentam muitas novidades para adoradores da diversidade cultural que caracteriza o nosso país. Pois 2020 terminou sob o som do novo fenômeno da música nacional, e 2021 começa no embalo de Os Barões da Pisadinha. 

Hoje, os baianos Rodrigo Araújo Neves, 28 anos, e Felipe Santana Mota, 32, arrebatam o Brasil com um ritmo que já bombava nas regiões Norte e Nordeste: a pisadinha, vertente do forró marcada por solos de teclado. Juntos há cinco anos, eles começaram a fazer sucesso no YouTube em 2019 com o hit Tá Rocheda, que nem tinha clipe. Porém, a repaginada veio quando assinaram com a gravadora Sony: lançaram o DVD e EP Conquistas, em 2020, e seguiram com a agenda de shows (no formato drive-in) lotada mesmo durante a pandemia.

Nesta entrevista exclusiva ao Diário Gaúcho, a dupla fala sobre o sucesso, o surgimento de parcerias com nomes consagrados da música nacional e como o estilo regional conquistou o país. 

Ritmo em alta

Embora em boa parte do país o público considere o som de Os Barões da Pisadinha um genuíno forró, ritmo que voltou ao topo das paradas, Rodrigo Barão discorda. Segundo ele, a pisadinha, que ganhou fama nas festas tradicionais do interior do Norte e do Nordeste, é um estilo mais dançante e elétrico.

- Os aplicativos (streaming)ajudam a música a tocar mais, a mais gente ouvir. É um estilo que nunca sai de moda, é dançante, alegre, e acho que as pessoas estão buscando por isso nesse momento. Claro, temos uma influência do forró, que é um gênero musical marcante do Nordeste. Lá, o que mais toca é forró e suas variações, como baião, xote, arrocha... Mas a pisadinha é mais elétrica - afirma o vocalista. 

Já o tecladista Felipe Barão avalia a pisadinha como uma vertente moderna do forró:

- O forró se modernizou e, de Luiz Gonzaga (1912 – 1989) pra cá, foi se atualizando. Começou como pé-de-serra, com zabumba, triângulo e sanfona. Depois, vieram bandas, como Saia Rodada, que deram outra roupagem ao forró. 

Recordes na internet

Com mais de 1 milhão de ouvintes mensais na plataforma de streaming (serviço de conteúdo por demanda) Spotify, Os Barões da Pisadinha não param de colecionar números significativos. Na mesma plataforma, eles têm mais de 2,5 milhões de acessos em suas músicas e ficaram em sexto lugar entre os artistas mais ouvidos em 2020. No YouTube, as canções da dupla já passaram de 60 milhões de visualizações. 

Antes desses recordes, a gravadora Sony, uma das maiores do mundo, assinou contrato com Os Barões da Pisadinha, em 2019, e reorganizou o material que já estava nas redes. 

No canal da dupla no YouTube, um dos maiores sucessos, Quem Me Colocou pra Beber, ganhou uma versão repaginada e já soma mais de 30 milhões de visualizações. Mesmo que a letra fale sobre o término de uma relação, o músico sustenta que ela tem uma batida pra cima, alegre e exala bom humor o que, na visão dele, é um dos motivos do sucesso da banda. 

No fim de novembro, batendo recorde atrás de recorde, Rodrigo e Felipe receberam do presidente da Sony Music Brasil, Paulo Junqueiro, um quadro para eternizar um feito: 1,5 bilhão de acessos em áudio e vídeo nas plataformas digitais. 

- Somos muito gratos pela parceria com a gravadora, mas, principalmente, pelos nossos fãs, pelas pessoas que ouvem a nossa música tantas e tantas vezes - afirma Felipe. 

Divulgação / Sony Music
Sucesso reconhecido

A origem da dupla

Com o vocalista Rodrigo e o tecladista Felipe no comando, a dupla Os Barões da Pisadinha surgiu em 2015 na cidade de Heliópolis, no interior da Bahia. Antes de conquistarem o país, eles desbravaram o Norte e o Nordeste. 

Estratégia, aliás, que se mostrou acertada, pois o hit Tá Rocheda chegou até mesmo à Europa: ainda no ano passado, ecoou de uma caixa de som carregada pelo jogador Neymar antes de uma partida do Paris Saint-Germain. Desde o holofote internacional colocado pelo jogador, a dupla do interior baiano só cresceu. 

Hits como Recairei, Já que me Ensinou a Beber e Basta Você me Ligar, gravado em parceria com Xand Avião, também garantiram o sucesso dos expoentes da pisadinha em 2020. 


Agenda lotada

Mesmo em meio à pandemia de coronavírus, que paralisou o mercado de shows, Os Barões da Pisadinha tiveram agenda lotada no fim do ano, com shows no formato drive-in. Em novembro, fizeram 33 apresentações. Em outubro, 24, e em setembro, 31. 

- Me sinto realizado. Um ritmo não tão popular, conhecido mais no Nordeste, ter chegado para todo o Brasil, por nós, é motivo de orgulho. Independentemente de Estado, de classe social, todos curtem o trabalho -celebra Felipe.  

"É um sonho, só Deus mesmo"

Em entrevista por email, Rodrigo e Felipe falaram sobre o atual momento, como é fazer sucesso em um ano de pandemia e as inspirações para as músicas. 


Como vocês avaliam o atual momento que estão vivendo? E como definem tudo isso?

Difícil definir. É um sonho, só Deus mesmo. Nunca imaginamos esse sucesso, só queríamos viver da música. Estamos muito felizes pelo momento que estamos vivendo e somos muito gratos por tudo, por nossos fãs, principalmente.

Em um momento tão complicado para os músicos, vocês conseguiram estourar no país inteiro, mesmo sem shows presenciais. Como definiram a estratégia para chegar a este patamar?

Foi uma ajuda conjunta da gente, do nosso empresário e da gravadora. Nosso primeiro DVD (Conquistas) teve seu lançamento repensado por conta da falta de shows, mas, graças a Deus, deu muito certo lançar EPs, singles e, depois, o projeto completo. O público consumiu bem nossas músicas e nos abraçou.

As músicas de vocês caíram no gosto popular. Quais são as inspirações para as composições?

Gostamos de cantar sobre relacionamentos, seja sobre o começo, o amor, seja sobre o fim, a tristeza. A inspiração vem disso: de histórias, da vivência de cada um, de amigos. Assim, acho que as pessoas acabaram se identificando.

Como avaliam as muitas parcerias com artistas consagrados?

É um sonho também. A gente tocava versões de artistas que, hoje, já conhecemos. Então, é muito legal isso. Ver o nosso crescimento e poder dividir o palco com artistas que estãona estrada, com muito sucesso há tempos, é uma honra. Parcerias com astros

Parceria de sucesso

Com o sucesso, Os Barões da Pisadinha encerraram 2020 com parcerias até então inimagináveis para os dois amigos baianos. No fim de dezembro, lançaram Renatinha, parceria com Xand Avião, com quem também compartilham o sucesso Basta Você me Ligar. Outros hits do grupo que encantaram o país em 2020 são Só Foi Beber pra Lembrar e Boleto da Casa, seguindo na acertada fórmula de falar sobre relacionamentos e sofrência de forma divertida. 

Em novembro, disponibilizaram todas as faixas do DVD Conquistas, que ficou no topo dos álbuns mais ouvidos no Spotify Brasil, com faixas como Chupadinha, primeiro sucesso dos parceiros, lançado ainda em 2019, além de Amor da Despedida, gravada em parceria com a dupla Fernando & Sorocaba.

- Esse DVD veio para marcar as nossas vidas e a nossa carreira. A história de Os Barões da Pisadinha é de muita batalha. Sair do interior da Bahia sem condições e sem dinheiro para investir na carreira, tocando em bares, e, agora, se apresentar para o Brasil inteiro, com todo o país curtindo a nossa música, é mais do que um sonho realizado, é excepcional - afirma Rodrigo. 

Novo projeto

Em 2021, os parceiros não perderão tempo e já têm um novo projeto: um álbum que contará com as participações de Jorge & Mateus, Maiara & Maraisa e Wesley Safadão.




MAIS SOBRE

Últimas Notícias