A pílula anticoncepcional é segura?  - Entretenimento

Versão mobile

 
 

Falando  de  Sexo18/02/2021 | 13h06Atualizada em 18/02/2021 | 17h00

A pílula anticoncepcional é segura? 

Saiba quais fatores podem limitar a eficácia da pílula anticoncepcional e aumentar o risco de uma gravidez

A pílula anticoncepcional é segura?  Reprodução / Reprodução/Reprodução
Foto: Reprodução / Reprodução / Reprodução
Andrea Alves e Lucia Pesca

Transei quatro vezes no mesmo dia. O meu parceiro ejaculou dentro do meu corpo em todas as relações, mas faço uso de pílula anticoncepcional. Posso engravidar mesmo assim?

A possibilidade de gravidez ocorre se você não usar contraceptivos, falhar no uso diário da pílula ou estiver tomando alguma medicação que possa interferir na eficácia do anticoncepcional. Quando a mulher faz uso de pílula anticoncepcional e fica em dúvida em relação à eficácia da medicação, ela precisa pedir para o parceiro usar camisinha. Também é interessante marcar uma consulta e conversar com um ginecologista.

Leia outras colunas

Eficácia

Alguns fatores podem limitar a eficácia do anticoncepcional oral e aumentar o risco de uma gravidez. Os principais são: não ingeri-lo no horário correto ou se esquecer de tomá-lo. Além disso, por ser consumido por via oral, se a mulher sofrer diarreia ou vômito, a absorção do medicamento ficará comprometida. Antibióticos e remédios para epilepsia também contribuem para elevar a ineficiência da pílula. 

Fique atenta à ingestão de bebidas alcoólicas. O consumo de álcool não interfere diretamente no efeito dos anticoncepcionais orais, no entanto, ao beber, há um risco maior de você não se lembrar de tomar a pílula. 

A pílula deve ser armazenada em uma temperatura entre 15ºC e 30ºC e longe da umidade. Por isso, não deve ser guardada no banheiro ou na cozinha.

 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros