Herpes genital: sintomas e cuidados necessários - Entretenimento

Versão mobile

 
 

Falando  de  Sexo21/02/2021 | 15h03Atualizada em 21/02/2021 | 15h03

Herpes genital: sintomas e cuidados necessários

O contágio pode ocorrer pelo contato direto da boca ou das mãos com as lesões causadas pelo vírus

Herpes genital: sintomas e cuidados necessários Reprodução / Reprodução/Reprodução
Foto: Reprodução / Reprodução / Reprodução
Andrea Alves e Lucia Pesca

Surgiu uma coceira no pênis do meu marido. Porém, ele só deu atenção para isso quando a situação piorou. Após ir ao médico, foi diagnosticado com herpes genital. Ele disse que não fez sexo com outra mulher, pois estamos casados há quatro anos. Então, eu quero saber: é possível contrair herpes genital sem transar com outra pessoa?

Querida leitora, você quer uma informação ou uma sentença de condenação? Se vocês estão casados há algum tempo, já deve conhecer o seu marido e, principalmente, como anda a relação de vocês. Então, é necessário estar tão preocupada?

Herpes genital é uma infecção sexualmente transmissível (IST). Na maioria dos casos, o vírus é transmitido por meio de relações íntimas. Porém, o contágio pode ocorrer pelo contato direto da boca ou das mãos com as lesões causadas pelo vírus. Assim, tocar em algum objeto da pessoa infectada — como copos, talheres, toalhas e roupas — pode transmitir o vírus.

Leia outras colunas

Sinais

Tenha em mente que muitos indivíduos têm herpes genital, durante anos, sem saber. O que leva algumas pessoas a terem mais surtos do que outras são fatores como: estresse, dieta desequilibrada, alterações hormonais e queda na imunidade, entre outros.

Os sintomas do surto são formigamento, queimação, coceira, dormência, sensibilidade ou dor onde as bolhas aparecem. Os indícios clássicos de herpes genital são pequenas erupções cheias de líquido. Elas estouram, gerando feridas dolorosas que podem aparecer em quatro a sete dias após a contaminação. 

Não existe cura para a herpes, mas o tratamento ajuda a reduzir e prevenir surtos, além de diminuir o risco de transmissão.

 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros