Entretenimento



Falando de Sexo

Você sabe o que é bifobia?

Termo se refere à discriminação contra pessoas que se identificam como bissexuais, ou seja, aqueles que se relacionam afetiva ou sexualmente com homens e mulheres

10/02/2021 - 13h08min

Atualizada em: 11/02/2021 - 16h39min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

O que é bifobia? Vamos falar sobre esse tema polêmico, que está dominando as redes sociais nesta semana.

No final de semana passado, o ator Lucas Penteado desistiu de participar do BBB 21. Segundo ele, a pressão psicológica que sofreu, após revelar ser bissexual, foi determinante para a sua saída do reality show. Aqui  fora, milhares de espectadores do programa apontaram que Lucas foi alvo de bifobia, termo que entrou para a lista dos assuntos mais debatidos nas redes sociais. Bifobia se refere à discriminação contra pessoas que se identificam como bissexuais, ou seja, aqueles que se relacionam afetiva ou sexualmente com homens e mulheres. Segundo o site UOL, em 2020, um estudo publicado pela revista científica Journal of Affective Disorders concluiu – ao entrevistar quase mil pessoas lésbicas, gays e bissexuais em Hong Kong – que os indivíduos bis reportavam uma incidência maior de problemas como depressão e ansiedade, eram menos frequentemente assumidos para familiares, amigos e a sociedade  em geral, e se sentiam menos conectados à comunidade LGBTQIA+.

 Leia outras colunas

Chega de preconceito

Os estereótipos negativos sobre pessoas bissexuais incluem mitos de que estariam querendo chamar atenção ou apenas experimentando e de que seriam imorais ou instáveis emocionalmente. Informe-se sobre as experiências de pessoas bissexuais, suas questões e preocupações. Além disso, assegure-se de que você e as pessoas ao seu redor tenham tolerância zero para linguagem bifóbica. Não se cale e reporte violência e discriminação contra pessoas bissexuais. Por fim, respeite a privacidade dos outros e não faça suposições acerca da orientação sexual de cada um.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias