Entretenimento



Quem sai?

"BBB 21": por que Lumena e Projota têm mais chances de serem eliminados nesta terça? Veja prós e contras

Paredão também é formado por Arthur, que deve somar menos de 5% dos votos

02/03/2021 - 12h31min


Júlio Boll
Júlio Boll
Enviar E-mail
Fábio Rocha / Globo
Lumena e Projota se encaram no paredão

O quinto paredão do Big Brother Brasil 21 conseguiu unir o resto dos vilões da temporada. Após as saídas de Karol Conká e Nego Di, o "lado do mal" da casa ficou enfraquecido e é representado por Arthur, Lumena e Projota - brothers que se enfrentam em batalha direta na berlinda que terá o resultado anunciado na noite desta terça-feira (2).

Conforme os levantamentos dos principais sites, os votos devem ficar centralizados em Lumena e Projota, enquanto Arthur deve registrar menos de 5%. A expectativa é que a diferença entre a psicóloga e o rapper seja de menos de 3%.

Os dois brothers, por conta de suas trajetórias e alianças, têm motivações diferentes para serem eliminados pelo público. Enquanto Projota é conhecido por ser mais estrategista e ensaiar diferentes paredões, sempre na surdina, Lumena ganhou desafetos por seu excesso de militância.

Apesar dessa guerra direta, é preciso refletir sobre a postura dos dois jogadores dentro da casa. Veja o que conta a favor e contra cada um deles antes de decidir seu voto:

Lumena

Fábio Rocha / Globo/Divulgação
Após receber imunidade antes de entrar na casa, Lumena perdeu popularidade no programa

A FAVOR

  • Novas alianças: com a saída de Karol Conká, Lumena tenta novas aproximações. Uma delas é de Gilberto, com quem vem ensaiando uma amizade há várias semanas. O doutorando em Economia, considerado um dos favoritos da temporada, tem sido um ouvido amigo. Essa parceria tem colocado Lumena próxima de outros brothers durante seus desabafos, o que pode ajudá-la a ganhar uma sobrevida no jogo.
  • Mudança de postura? Nos últimos dias, é muito comum ver a psicóloga reclamando que não está sendo "quem gostaria de ser" e que não foi ao BBB "para militar". Por isso, ela dá sinais de que poderia mudar de estratégia e seguir uma personalidade mais divertida. A questão é: será que ainda dá tempo?

CONTRA

  • Excesso de militância: em boa parte de suas conversas, Lumena apela para as questões raciais e de mazelas sociais. Logo no segundo dia, a psicóloga questionou os homens sobre a brincadeira de se vestirem de mulher e dividiu a casa. Semanas depois, acusou Lucas de agenciar uma pauta LGBT+ a favor de sua reputação, após beijar Gilberto. Como todas as discussões dela pendem para este lado, o público está esgotado. 
  • Repetitiva: não bastasse o discurso estar cheio de militância, Lumena ainda usa muitas palavras consideradas difíceis, como "fenotipicamente". Parar piorar, adora repetir "jornada" em qualquer conversa. Além disso, mesmo com pedidos de desculpas, ela insiste em perseguir Carla Diaz, acusando a atriz de usar a "branquitude" a seu favor.

Projota 

Fábio Rocha / Globo/Divulgação
Projota entrou como um dos favoritos, mas acabou criticado pelo público do "BBB 21"

A FAVOR

  • Aquece o jogo: logo após a saída de Karol Conká, a casa parece ter perdido um pouco do calor da disputa, mas Projota foi um dos poucos que ensaiou movimentos importantes. Percebendo o enfraquecimento de seu lado, tentou conversar com Gilberto - do lado oposto ao dele - para tentar atacar "as plantas" da casa, como João Luiz. Mais uma vez, o plano deu errado a partir do momento em que o professor de geografia venceu a prova do líder. Mesmo assim, Projota faz movimentações que ajudam nas desavenças e planos de jogo dos outros brothers.
  • O último dos vilões? Sem Nego Di e Karol, Projota é nitidamente o mais próximo de uma figura de vilão. A verdade é que o rapper tem um lado "do mal", tenta planejar paredões e estratégias para chegar até a grande final. Se as suas ideias dão certo ou não, é outra discussão. Seria o nosso Doutor Abobrinha da vida real?

CONTRA 

  • Se expõe pouco: apesar de aquecer o game, Projota foge dos holofotes. Isso não é visto com bons olhos tanto na casa como pelo público. As poucas vezes em que o rapper é questionado e exposto são nos jogos da discórdia, nas noites de segunda. Fora isso, é raro vê-lo se envolvendo em brigas e discussões diretas. Normalmente, é mais fácil ele estar sentado no sofá, desabafando e tramando com poucos ou até reclamando pelos cantos.
  • Estrategista: tradicionalmente, participantes que são muito estrategistas não costumam chegar até a final do BBB. Nas últimas temporadas, Pyong Lee (BBB 20) e Gustavo (BBB 19) tentaram combinar votos e encurralar participantes, mas acabaram morrendo na praia. Projota parece seguir o caminho.


Quer receber as principais informações e análises da semana do Big Brother Brasil no seu e-mail? Se inscreva na newsletter de GZH do BBB no link.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias