Conheça o gaúcho que ganhou destaque ao tocar violino em DVD de Gusttavo Lima - Entretenimento

Versão mobile

 
 

Estrelas da Periferia09/03/2021 | 12h47

Conheça o gaúcho que ganhou destaque ao tocar violino em DVD de Gusttavo Lima

Douglas Mendes, 31 anos, já integrou orquestra no Interior e venceu festivais nativistas

Conheça o gaúcho que ganhou destaque ao tocar violino em DVD de Gusttavo Lima Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal/Arquivo Pessoal
Músico aprendeu a tocar violino sozinho Foto: Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal

Natural de Encruzilhada do Sul, de família humilde, Douglas Mendes, 31 anos, cresceu sem muito acesso ao universo musical, tendo apenas como exemplo familiar o irmão mais velho, que tocava violão. E foi gostando deste instrumento, na sua versão sete cordas, que Douglas começou a entrar na música.

- Aprendi a tocar violino sozinho. Mas, antes disso, eu queria comprar um violão sete cordas, era fanático por ele e fã do Yamandu Costa (gaúcho, virtuose do violão, um dos nomes mais conhecidos do instrumento no país e no mundo). Com 15 anos, encontrei, em casa, um velho violão que meu pai havia comprado para meu irmão. A partir daí, surgiu a vontade de estudar por conta própria. Tão logo fui evoluindo nos estudos e com incentivo de amigos e colegas, passei a tocar em eventos escolares até chegar a três títulos estudantis de melhor instrumentista ao violão - lembra Douglas.

Conheça outras histórias de Estrelas da Periferia

Em 2007, porém, sua vida começou a mudar de direção quando ganhou, de sua melhor amiga, Liane, um violino. Naquela época, começou a estudar o instrumento de nove a 12 horas por dia, para aprender tudo. Em três meses, começou a ser chamado para tocar em grupos de dança e, rapidamente, foi ganhando destaque.

- Em seis meses, fiz minha primeira aparição em um concerto, com a peça God Save the King , uma das peças mais complexas do repertório de cordas. Vi que tocar violino era um grande diferencial. Fiz teste para a Orquestra Sinfônica da Universidade de Santa Cruz do Sul e fui admitido como segundo violinista - lembra o músico. 

Em 2010, o músico se mudou para Pelotas, começou a tocar em festivais nativistas e ganhou diversos prêmios com o instrumento que lhe acompanharia pelo resto da vida. Passou a gravar com grandes nomes da música uruguaia e gaúcha. 

- No Uruguai, firmei novas parcerias e montei um trio de música intitulada Criolla de Cámara, que fez uma série de concertos - comenta.  

Com o tempo, Douglas foi se aperfeiçoando e usando as ferramentas da tecnologia ao seu favor. Inaugurou um canal do YouTube que acabou chamando atenção de músicos nacionais para o seu trabalho. Essa atenção aumentou quando ele criou o projeto Violino Sertanejo,  adaptando os clássicos da música sertaneja ao violino. Por conta dele, quem descobriu o trabalho do gaúcho foi ninguém menos que Gusttavo Lima. O sertanejo mineiro chamou o gaúcho para fazer parte do mais recente DVD do astro, The Legacy.

- Nesse trabalho, executei o solo de um dos maiores sucessos do Gusttavo, De Menina pra Mulher. Foi um grande momento da minha carreira - relembra ele. 

Pitaco 

Adriano Brasil fala sobre o trabalho de Douglas:

- Fenomenal, ele consegue transitar de maneira impressionante entre o erudito e o popular. Parabéns!

Aqui, o espaço é todo seu!

- Para participar da seção, mande um pequeno histórico da sua banda, dupla ou do seu trabalho solo, músicas e vídeos e um telefone de contato para jose.barros@diariogaucho.com.br.

- Para falar com Douglas, ligue para 99656-2999.


 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros