Entretenimento



Falando de Sexo

Existe risco de gravidez durante as preliminares?

O risco é maior nas relações com penetração que resultam em uma ejaculação, mas outras formas de contato sexual, embora com menor risco, também trazem chance de gravidez

22/03/2021 - 13h29min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

Na minha primeira experiência sexual com o meu namorado, usamos camisinha. Eu não estava no período fértil, mas, agora, a minha menstruação está atrasada. A verdade é que, antes da transa, brincamos um pouco sem preservativo. Será que eu estou grávida?

Vamos repetir algo muito importante: não dá para brincar desta forma sem ter o mínimo de cuidado e de prevenção. O risco de uma gravidez é maior nas relações com penetração que resultam em uma ejaculação (sêmen no interior da vagina). Mas outras formas de contato sexual, embora com menor risco, também trazem chance de gravidez.  Mesmo sem ejacular, o homem pode expelir aquelas gotinhas de lubrificação na entrada da vagina ou em alguma região muito próxima. Quando a ejaculação ocorre na entrada da vagina, o sêmen pode escorrer para o interior do órgão, e os espermatozoides entram. 

Leia outras colunas

Tensão atrapalha

Você já sabe que a ausência da menstruação é um dos principais sinais de uma gravidez, não é? O que talvez você não saiba é que se estiver muito nervosa, isso pode interferir no organismo e alterar o seu ciclo menstrual. Ou seja, pode ser que a sua menstruação não tenha descido por esse motivo. Se vocês usaram a camisinha de forma correta durante a relação, dificilmente você engravidou. Porém, é prudente procurar um ginecologista que faça uma avaliação real da situação. Provavelmente, ele vai pedir alguns exames, além de orientá-la quanto à contracepção. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias