Entretenimento



Falando  de  Sexo

Período fértil: aprenda a identificar os sinais do corpo

Confira duas maneiras de saber quando a mulher está no período fértil

18/03/2021 - 12h12min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

Quais são os dias mais seguros para manter relações sexuais sem correr o risco de engravidar? Como posso identificar corretamente o meu período fértil?

Primeiramente, aqui vai um alerta: cada pessoa tem a sua fisiologia. O melhor é fazer o acompanhamento com um ginecologista. Existem duas maneiras de saber quando a mulher está no período fértil. A primeira delas, a tabelinha, permite calcular esse período utilizando um calendário. Para fazer esse cálculo, é preciso que o ciclo seja regular, ou seja, que o tempo entre uma menstruação e outra seja sempre o mesmo. A maioria menstrua de 28 em 28 dias. 

Para saber de quantos dias é o seu ciclo e se ele é regular, é preciso que, durante oito meses, você anote o primeiro dia da menstruação e o dia anterior ao da próxima. Em um ciclo de 28 dias, a ovulação ocorre geralmente 14 dias depois do começo da menstruação. Considera-se que, para não engravidar, os períodos mais seguros são os da menstruação, três dias depois da atual e sete dias antes da próxima.

Leia outras colunas

Alterações

Porém, indisposições físicas e preocupações podem alterar a ovulação. Assim, as mulheres podem engravidar mesmo estando menstruadas. A segunda maneira de saber qual é o seu período fértil é pela observação diária da secreção vaginal, que, pela ação dos hormônios, sofre transformações ao longo do ciclo. Assim que a menstruação acaba, a vagina fica seca por uns dois ou três dias. Depois, o muco aparece, e o órgão amanhece molhado, o que significa que o período fértil está começando. No início, o muco é grosso, mas vai ficando mais ralo até ficar igual a uma clara de ovo cru. É sinal de que a ovulação vai acontecer. 

Depois da ovulação, a vagina volta a ficar seca até a chegada da menstruação. Essas práticas valem mais para o próprio conhecimento do corpo do que como método anticoncepcional. Para evitar uma gravidez indesejada e se proteger contra doenças sexualmente transmissíveis (DST), você deve usar algum contraceptivo seguro e camisinha.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias