Entretenimento



Falando  de Sexo

Saiba como driblar o ressecamento vaginal

 A menopausa tem muitos sintomas desconfortáveis, mas é possível resolvê-los com tratamentos seguros

31/03/2021 - 12h27min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

Entrei na menopausa há uns dois anos e tenho sofrido muito com a secura vaginal. Fiquei muito tempo sem transar, mas, agora, estou namorando. Então, a situação está complicada. O que eu posso fazer?

Querida leitora, a menopausa tem muitos sintomas desconfortáveis, mas é possível resolvê-los com tratamentos seguros. A secura vaginal é um dos sinais mais comuns, e isso ocorre devido às alterações hormonais no corpo da mulher, o que diminui sua lubrificação genital. Isso pode causar desconforto e até mesmo dor durante a relação. Porém, fique tranquila: o sexo é sempre bem-vindo, embora tenha que ser feito de forma mais lenta e cuidadosa! 

Lembre-se de que quanto mais tiver relações e desfrutar de orgasmos, melhores serão as suas respostas sexuais e os seus desejos. Outra dica: beba bastante líquido e coma alimentos ricos em gorduras saudáveis para ajudar a promover o bom colesterol (que é necessário para ajudar o corpo a produzir o estrogênio e, assim, manter a lubrificação). 

Leia outras colunas

Vá com calma 

Além disso, aposte em muitas preliminares! À medida que envelhecemos, nossa resposta sexual tende a desacelerar, mas também é útil tentar posições que lhe dão estímulo direto no clitóris. Use lubrificantes à base de água. A satisfação sexual se revela decisiva para uma vida feliz e saudável. Também vale pensar que quando se trata de sexo após a menopausa, um pouco de ajuda psicológica pode ajudar. E mantenha as consultas com o seu ginecologista em dia: a orientação profissional é fundamental.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias