Entretenimento



Novos protocolos

Um ano depois, "Amor de Mãe" volta ao ar com máscaras, álcool gel e distanciamento

Mais difícil do que seguir as novas regras impostas pela covid-19 foi conter os abraços e carinhos entre o elenco

01/03/2021 - 09h34min

Atualizada em: 01/03/2021 - 09h48min


Michele Vaz Pradella
Michele Vaz Pradella
Enviar E-mail
João Miguel Júnior / TV Globo/Divulgação

Faz quase um ano que o último capítulo inédito de Amor de Mãe foi ao ar. Naquele 21 de março de 2020, ainda não sabíamos por quanto tempo teríamos nossa rotina alterada devido à pandemia. 

A novela das nove volta a ocupar espaço na programação da Globo, a partir de hoje, primeiramente, em um compacto da primeira temporada. Dia 15, aí sim, a história criada por Manuela Dias terá capítulos inéditos, mostrando como Lurdes (Regina Casé), Thelma (Adriana Esteves), Vitória (Taís Araujo) e outros personagens resistiram – ou não – à covid-19. Em um bate-papo emocionado, parte do elenco falou sobre esse aguardado retorno. Nas palavras de Jéssica Ellen (Camila), já podemos nos preparar para derramar muitas lágrimas:

— Se na primeira temporada tinha que assistir com um lencinho de papel, assiste agora com a toalha inteira.

A parada necessária

Mariana Betti / TV Globo/Divulgação
Por trás das câmeras, máscaras e cuidados

A novela parou, mas o tempo cronológico seguiu seu curso. Nada mais justo, portanto, que a história de Lurdes acompanhasse as provações pelas quais o mundo inteiro passou neste último ano. Para Manuela Dias, inserir o coronavírus na trama foi um desafio, mas era imprescindível:

A novela é extremamente realista, naturalista até. A covid entrou exatamente como entrou em nossas vidas.

No dia 15 de março, a novela retoma com um salto de seis meses no tempo, mas sem definir uma data específica. É outro contador, muito mais triste e doloroso, que marca esta passagem: 9 mil mortos até então.

Após o susto inicial de ser obrigada a interromper os trabalhos de uma novela que já se encaminhava para a reta final, a autora conta que respirou fundo e começou a pensar nas formas de contornar a situação. Por isso, mesmo sem saber quando a história seria retomada, buscou alternativas de como contá-la neste novo cenário que se impunha, cheio de restrições.

Comecei a pensar como cada um desses personagens iria reagir a essa realidade a que todos nós estávamos submetidos relata Manuela.

Furacão Regina

As gravações aconteceram sob rígidos protocolos de higienização e distanciamento. Os cuidados eram redobrados com Regina, que aos 68 anos, integra um dos grupos de risco da covid-19.

Eu era a pessoa que mais preocupava a todos, por ser a mais velha. E ao mesmo tempo, eu era a que mais me jogava. Não imprudente, mas a que estava com aquilo tudo guardado. A Lurdes é muito arrebatadora. Eu me joguei de um jeito que, para puxar um freio de mão, é mais difícil, como em um caminhão reconhece a atriz.

O retorno tão esperado

João Cotta / TV Globo/Divulgação
Proteção e distanciamento para toda a equipe

O elenco de Amor de Mãe ficou quase seis meses apartado. Nanda Costa, a Érica na trama, conta que a primeira pessoa que reviu foi sua mãe da ficção.

Eu tive o privilégio de passar a quarentena em casa e a primeira pessoa que vi foi a Regina. Deu uma vontade de abraçar, acendeu uma esperança, porque por algum tempo, parecia que isso ia demorar ainda mais. 

Em uma história que potencializa o amor maternal em todas as suas formas, não foi fácil gravar com poucos toques e carinhos. 

Tudo que Amor de Mãe não pedia era o isolamento. A história de uma mãe procurando um filho, quem consegue procurar dentro de casa? As pessoas se abraçam na novela como a gente se abraça em casa, mas acaba ficando só aquelas mesmas pessoas explica Manuela Dias.

João Cotta / TV Globo/Divulgação
Saudade de aglomerar com a família, né, dona Lurdes?

Pequenos spoilers

Quanto ao futuro da história, o elenco entrega pouco. Nanda Costa adianta que Érica terá mais sorte no amor, depois das decepções com Raul (Murilo Benício) e Sandro (Humberto Carrão).

João Miguel Júnior / TV Globo/Divulgação
Será que Érica terá um novo amor, mesmo de máscara?

E por falar em Sandro, Carrão revela que seu personagem passará por muito sofrimento relacionado à pandemia. 

Mais do que isso, só saberemos acompanhando a segunda temporada. Mas Jéssica Ellen faz um alerta para o público:

Se na primeira temporada tinha que assistir com um lencinho de papel, assiste agora com a toalha inteira.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias