Entretenimento



Falando de Sexo

A relação entre os anticoncepcionais e a libido

Paciência, observação e acompanhamento médico ajudam você a escolher o método contraceptivo

08/04/2021 - 13h47min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

Tomo pílula anticoncepcional há quatro anos e vejo que o meu desejo sexual diminuiu muito. Todos os contraceptivos acabam com a libido?

Muitas mulheres reclamam de baixa libido quando começam a usar algum método contraceptivo, especialmente a pílula anticoncepcional. Infelizmente, diversas formas de controle de natalidade afetam o desejo sexual: esse é um efeito colateral possível devido à alteração da composição hormonal natural do corpo. 

Porém, tenha calma! Usar um método contraceptivo não significa que você terá, necessariamente, uma diminuição na vontade de fazer sexo, bem como existem opções que não afetam tanto sua produção hormonal. Vale observar também que o desejo sexual não é afetado apenas por hormônios. 

Aliás, a libido sofre grande influência psicológica, de forma que vai muito além do método contraceptivo escolhido. Traumas e outras condições mentais também afetam a libido. O desejo pode ser impactado por medicamentos antidepressivos, por exemplo. 

Leia outras colunas

Tenha calma!

Paciência, observação e acompanhamento médico ajudam você a escolher o método contraceptivo: observe se e como ele afeta seu desejo sexual. Você pode – e deve – optar por outro método caso reconheça efeitos negativos, de diminuição no desejo sexual a enxaquecas, por exemplo.

Por fim, se você está experimentando alguma diminuição no desejo sexual, pode ser interessante conversar com o seu parceiro e discutir com ele tanto mudanças no método contraceptivo quanto outras opções para aumentar a libido do casal. O diálogo é muito importante para criar intimidade, o que, por sua vez, tem impacto enorme no desejo sexual.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias