Entretenimento



Falando de Sexo

Cirurgia na próstata pode modificar a vida sexual?

Hoje em dia, há cuidados e técnicas avançadas que podem minimizar esse tipo de problema

21/04/2021 - 14h47min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

Estou apavorada: o meu marido está com problema na próstata, e o médico disse que ele vai precisar de uma operação. Ele está muito triste com tudo isso e com medo de que a nossa rotina íntima mude. Não sei mais o que dizer para confortá-lo, mas preciso saber como fica a vida sexual depois da cirurgia.

Sabemos que a cirurgia pode causar impotência,  e o problema pode ocorrer em menor ou maior grau. No entanto, atualmente, há cuidados e técnicas avançadas que afetam minimamente a vida sexual do homem. 

A dificuldade de ereção após a cirurgia ocorre porque os nervos que compõem o pênis, comandando a ereção, passam ao lado da próstata. Além disso, o tamanho do tumor pode influenciar. Hoje em dia, tanto a disfunção erétil quanto a incontinência urinária podem ser resolvidas, em média, de seis meses a um ano após a operação. 

Leia outras colunas

Ejaculação

Com a retirada total da próstata, não ocorrerá mais a ejaculação, uma vez que esse órgão é o responsável pela formação do sêmen. Porém, mesmo sem ejacular, o paciente seguirá tento orgasmos. 

E o desejo? A cirurgia não é responsável por possíveis alterações no tesão. Entretanto, o homem poderá se sentir psicologicamente afetado pela operação e, com isso, ter sua libido prejudicada. Isso já está acontecendo com o seu marido antes da cirurgia. Por isso, é fundamental ter uma conversa franca com o urologista. Ele vai esclarecer alguns preconceitos a respeito das consequências do procedimento. 

A atividade sexual é muito importante na recuperação, mesmo o homem não tendo ereção completa no início. O papel da parceira é fundamental no período pós-cirúrgico. 

A iniciativa e o estímulo em continuar a vida sexual (após o médico liberar) correspondem a mais do que 50% do sucesso na retomada da vida sexual após a retirada da próstata.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias