Entretenimento



Falando de Sexo

Clamídia: causas, sintomas e como é feito o tratamento

Embora possa ser tratada com facilidade, doença pode causar infertilidade em mulheres

05/04/2021 - 13h27min

Atualizada em: 05/04/2021 - 18h14min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

Gurias, a minha irmã me contou que está com clamídia. Vocês podem falar mais sobre essa doença?

A clamídia é uma das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) mais comuns. É causada por uma bactéria chamada chlamydia trachomatis. A enfermidade pode ser transmitida por meio de qualquer contato sexual, com ou sem ejaculação. Embora a clamídia possa ser tratada com facilidade e rapidez, pode causar infertilidade em mulheres. Os sintomas podem ser leves ou inexistentes, o que significa que é importante fazer uma investigação.

Os sinais da clamídia são tão sutis que as pessoas, muitas vezes, não percebem que têm uma infecção. Quando ocorrem, os sintomas tendem a se desenvolver de uma a três semanas após a exposição à bactéria. As mulheres podem apresentar dor ou sensação de ardência ao urinar, corrimento vaginal anormal, secreção ou sangramento anal e dor durante o sexo.

A maioria dos homens não apresenta sintomas. Quando há sinais, eles se manifestam por meio de dor ou ardência ao urinar, secreção anormal do pênis, que pode ser pus (líquido espesso branco ou amarelado), sangramento anal e testículos doloridos ou inchados. 

Leia outras colunas

Como tratar

A clamídia pode ser curada facilmente se for detectada precocemente. O tratamento é feito com antibióticos e poderá evitar os efeitos mais prejudiciais, como dor intensa ou infertilidade nas mulheres. Se a doença não for detectada e tratada prontamente, pode levar a uma série de complicações. Não se esqueça de que a melhor forma de evitar doenças sexualmente transmissíveis é usar camisinha. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias