Entretenimento



Falando  de Sexo

Incontinência urinária: tratamento faz toda a diferença

Essa condição atinge cerca de 10 milhões de brasileiros, sendo duas vezes mais comum no sexo feminino, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia

29/04/2021 - 12h22min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

Estou com 55 anos e tenho incontinência urinária. O xixi escapa quando faço força ou dou uma risada, por exemplo. Preciso usar absorvente para não ficar com a calça molhada. Então, não quero transar com o meu namorado, porque sinto medo de que isso aconteça na hora do sexo. Como posso resolver o problema?

Amiga, a incontinência urinária (perda involuntária de urina) é um verdadeiro sabotador sexual! Essa condição atinge cerca de 10 milhões de brasileiros, sendo duas vezes mais comum no sexo feminino, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia. É um problema que afeta todas as faixas etárias, mas acomete mais a população idosa.

Estudos recentes mostram que essa condição pode levar a um declínio na atividade sexual e excitação. Os pesquisadores também apontam que níveis elevados de depressão estão fortemente associados à incontinência e à saúde sexual mais precária. Essa situação pode ocorrer em função dos efeitos negativos da incontinência na qualidade de vida da pessoa, já que ocorrem os vazamentos, odores, ansiedade e constrangimento. 

Outra pesquisa indica que as mulheres que têm problemas de controle urinário estão mais propensas a serem sexualmente abstinentes do que as continentes. Além disso, elas dizem ter menos desejo, conforto e satisfação sexual. 

Leia outras colunas

Não perca tempo!

A incontinência urinária é mais fácil de ser tratada nos estágios iniciais. Existem terapias eficazes para combater a condição, que pode ser curada ou, pelo menos, controlada. O mais importante é você procurar logo um médico especialista no assunto, que é o urologista.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias