Entretenimento



Aos 76 anos

João Acaiabe, o Tio Barnabé do "Sítio do Picapau Amarelo", morre vítima de covid-19

Artista também ficou conhecido por atuar em "Chiquititas" e estrelar o curta "O Dia em que Dorival Encarou a Guarda"

01/04/2021 - 09h43min


GZH
GZH
Divulgação / TV Globo
Arcaibe estava internado em São Paulo

O ator  João Acaiabe morreu na noite desta quarta-feira (31), aos 76 anos, em São Paulo. Conforme informações divulgadas nas redes sociais do artista, ele foi diagnosticado com covid-19 no dia 15 de março e precisou ser internado. O quadro de saúde piorou nos últimos dias e ele chegou a ser entubado na manhã de quarta.

Nascido no interior de São Paulo, Acaiabe iniciou a carreira como locutor de rádio. Ele também estou na Escola de Arte Dramática de São Paulo (EAD) e teve passagem pelo teatro com peças como Barrela e Jesus homem.

Acaiabe ficou conhecido por viver personagens marcantes na TV, como Tio Barnabé no Sítio do Picapau Amarelo, entre 2001 a 2006, e o cozinheiro Chico no remake de Chiquititas, entre 2013 a 2015. Também participou de novelas da TV Tupi e do programa infantil Bambalalão, da TV Cultura, onde contava histórias infantis. Em um dos trabalhos mais recentes, interpretou o Pai Didico em Segundo Sol (2018).

No cinema, estrelou o curta O Dia em que Dorival Encarou a Guarda, de Jorge Furtado e José Pedro Goulart. A atuação lhe rendeu um Kikito no Festival de Gramado em 1986.

Luz Produções / Divulgação
Acaiabe em " O Dia em que Dorival Encarou a Guarda"

Em postagem das redes sociais, Jorge Furtado lamentou a morte de Acaiabe, descrevendo o artista como "um grande ator e um amigo" e alguém que "mudou minha vida".  "Eu e o José Pedro Goulart já estávamos filmando quando ele chegou de São Paulo, só tínhamos falado por telefone. João entrou no set, uma sala de aula do Colégio Rosário, olhou para mim e para o Zé Pedro, dois jovens e inexperientes diretores, e disse em alto e bom som, para que toda a equipe ouvisse: 'Diretor e merda para mim é a mesma coisa!' Foi o início de uma longa amizade", contou o cineasta sobre os bastidores de O dia em que Dorival encarou a guarda.

Além da carreira de ator, a vida de Acaiabe também foi marcada por trabalhos socioculturais, ministrando aulas de teatro para adolescentes e participando de movimentos de igualdade racial. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias