Entretenimento



92 Mais Mulher

Mitos e verdades sobre os cabelos brancos

Saiba quais são os cuidados na hora de deixar os fios ao natural

22/04/2021 - 09h00min

Atualizada em: 22/04/2021 - 09h00min


Mariane Araújo
Mariane Araújo
Enviar E-mail
Instagram / Reprodução
Inspire-se nas famosas

É cada vez mais comum encontrarmos pessoas felizes com seus cabelos brancos. O visual elegante tem encorajado muitas mulheres a assumirem as madeixas. Em meio à pandemia, algumas famosas, como Preta Gil, Samara Felippo e Suzana Alves, aderiram ao estilo e, cheias de orgulho, postam fotos em suas redes sociais e inspiram seus fãs. 

Mas essa tendência ainda não é unânime. E quando se trata de vaidade, surge uma série de dúvidas sobre o assunto. Para esclarecer algumas delas, conversei com o cabeleireiro do Mirage Academia, Thiago Justino. Confira!

Pode acreditar!

1. Ter cabelo branco ainda jovem é uma questão genética?

A idade não é a principal responsável pelo aparecimento dos fios brancos: a hereditariedade também é um grande fator. Essa é a maior explicação para muitos jovens apresentarem fios brancos.

2. Estresse pode causar o surgimento de fios brancos?

Pesquisas afirmam que o embranquecimento dos fios pode ser uma combinação de fatores genéticos e externos, como o estresse, por exemplo.

3. Fios brancos podem amarelar?

Os fios brancos, quando expostos a determinados produtos químicos, podem ficar amarelados. O uso de xampus com pigmentos escuros ou o contato com a água da piscina podem causar isso.

4. Cabelos brancos são mais rebeldes do que os fios normais?

Por serem fios irregulares, consequentemente, são mais difíceis de arrumar ou deixar liso.

5. Fios brancos são mais secos?

Sim. Os fios brancos são mais secos e ásperos. Na maioria das vezes, o cabelo grisalho possui cutículas abertas e, por isso, perde os nutrientes com mais facilidade. Aposte na hidratação.

Não dê bola!

1. Arrancar fios brancos faz surgir outros em maior quantidade?

Não, mas nem por isso devemos arrancá-los, porque o puxão repetido pode fazer com que o fio não cresça mais, causando uma perda permanente.

2. Cabelos brancos são mais resistentes do que os com pigmentação?

Ambos, quando saudáveis, são resistentes. O que acontece é que os fios brancos são esteticamente mais grossos e irregulares.

3. Existem tipos diferentes de cabelos brancos?

Entre os fios brancos não existe diferença. O que acontece é que eles são mais secos e irregulares do que o cabelo pigmentado.

4. Exposição ao sol acelera o aparecimento de fios brancos?

O excesso de exposição solar faz com que os fios fiquem mais ressecados e danificados, mas não tem nenhuma influência no aparecimento de fios brancos. 

5. Cabelo grisalho não tem brilho?

Cabelo branco pode, sim, ter brilho, vitalidade e uma aparência saudável. Como é um fio mais áspero e com tendência a ficar ressecado, o truque é apostar em hidratações semanais com cremes específicos para esse tipo de fio.

Preta Gil, cantora, 46 anos

"Respeite meus cabelos brancos’, agora, faz todo sentido para mim! Faz mais de um ano que não pinto o meu cabelo, e essa liberdade em poder ver o tempo passar sem lutar contra ele é linda. A vida fica mais leve quando a gente não luta contra os efeitos do tempo."

Instagram / Reprodução
Sem medo de ser feliz

Suzana Alves, atriz, 42 anos

"Essa transição está mudando tudo dentro de mim! Eita revolução intensa e gostosa ao mesmo tempo. Nunca pensei que um simples ato de desapego estético e químico fosse interferir em uma grande consciência interna e brilhante dentro e fora de mim."

Instagram / Reprodução
A eterna Tiazinha arrasa sempre

Samara Felippo, atriz, 42 anos 

"Estou me sentindo maravilhosa. Respeite o seu momento. Caso esteja segura de que quer ir pelo mesmo caminho, procure um profissional especializado. De resto, se jogue, seja feliz. Se olhe com carinho e afeto."

Instagram / Reprodução
Belíssima com os fios grisalhos

Como fazer a transição

O cabeleireiro Thiago Justino destaca pontos importantes para quem deseja exibir os fios brancos.

Ao encarar a transição, você pode cortar o cabelo tingido aos poucos ou radicalizar, retirando todo o pigmento por meio de descoloração. 

Além disso, esteja ciente de que a transição pode demorar um pouco.

Para quem tem o cabelo sem tintura, uma boa pedida é fazer mechas acinzentadas. Assim, as madeixas ficam mescladas, pois as mechas vão se misturando com os fios brancos naturais.

Cuidados 

O cabelo grisalho é um pouco mais seco do que o pigmentado. 

— É preciso apostar em muita hidratação para devolver nutrientes para esses fios — explica Thiago.

Além disso, o uso de xampus matizadores (que neutralizam a cor dos fios) e máscaras com pigmento (roxo ou acinzentado) inibem os tons amarelados, que ocorrem por conta da oxidação natural dos fios.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias