Entretenimento



Falando de Sexo

Alergia ao látex da camisinha: e agora?

A alergia ao látex pode surgir em qualquer idade. Mas, felizmente, existem hoje produtos feitos de poliuretano que são seguros e não costumam dar problemas

13/05/2021 - 13h41min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

Meu marido é alérgico ao látex da camisinha, e eu não posso usar a pílula anticoncepcional. Atualmente, não queremos ter filhos e, como ainda não tivemos nenhum, meu ginecologista prefere não usar o DIU. Temos outra opção?

A camisinha é um item indispensável no sexo. O método é o único que protege tanto do risco de gravidez quanto de doenças.

A alergia ao látex pode surgir em qualquer idade e representa um problema para o uso de preservativos, que frequentemente usam esse material em sua fabricação. A alergia causa vermelhidão, erupção na pele e aparece rapidamente com o sexo. Em alguns casos graves, pode ocorrer choque anafilático (forma mais grave de alergia).

Leia outras colunas

Cuidado

Muita gente usa a alergia como desculpa. Nos casos de alergia mesmo, que são raros, os sintomas são bem ruins. As reações variam, mas há descamação, inchaço, muita dor na hora da relação sexual, não apenas depois. O incômodo é tal que não dá para terminar a relação. Quando a alergia é real, aparece na hora.

Camisinhas diferentonas representam maior risco. De caipirinha, que brilha no escuro, neon, que esquenta, que esfria, com cheiro de chocolate... Quanto mais química houver ali, maiores são as chances de desenvolver irritação ou alergia.

Felizmente, existem hoje produtos sem látex, que são feitos de poliuretano. São seguros e, apesar de não haver garantias de não causar alergias, não costumam dar problemas. Uma pessoa pode ter alergia a qualquer coisa, mas as chances caem muito com esses modelos.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias