Entretenimento



Falando de Sexo

Entenda como funciona a vasectomia 

As colunistas explicam o processo da operação e apresentam alguns dos seus benefícios

04/05/2021 - 13h21min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

Quero muito fazer uma vasectomia, mas tenho medo de ficar impotente! Isso pode acontecer? Além disso, se eu quiser, é possível reverter depois?

A vasectomia é uma operação simples, que, raramente, gera inconvenientes. É um procedimento cirúrgico que interrompe a circulação dos espermatozoides produzidos pelos testículos e conduzidos por meio do epidídimo (um duto na parte superior dos testículos) para os canais deferentes que desembocam na uretra. 

Alguns pacientes podem sentir um pequeno desconforto após a cirurgia, pois o epidídimo fica um pouco hipertenso. A maioria dos homens tem medo da cirurgia, de perder a masculinidade ou ficar impotente. Nada a ver! A cirurgia não altera a produção nem a quantidade de líquido eliminado na ejaculação, que pode ficar um pouco mais fluido, mas, na maioria dos casos, isso nem é percebido. 

Leia outras colunas

Benefícios

A libido do homem pode melhorar, já que ele passa a transar sem preocupação. Além disso, a mulher se solta e fica mais participativa, porque desaparece o medo de engravidar sem querer.

Reversão

A reversão é viável e possível. Se for feita três ou quatro anos depois da vasectomia, em 90% dos casos, o espermograma (exame que avalia o sêmen) é bom. À medida que o tempo passa, surgem obstruções que complicam a cirurgia. O procedimento reconecta os dutos que transportam o esperma dos testículos para a uretra, e você poderá gerar filhos novamente.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias