Entretenimento



Falando de Sexo

Fatores que podem reduzir o desejo sexual

O que controla o impulso sexual é, na verdade, um entrelaçamento muito complexo de influências biológicas, psicológicas e socioculturais

03/05/2021 - 13h41min

Atualizada em: 03/05/2021 - 18h13min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

Preciso de ajuda, pois estou totalmente sem entusiasmo sexual. O meu namorado diz que a minha libido deve estar negativa, de tão baixa. Não sinto mais desejo ultimamente. O que pode estar causando isso? 

Querida, existem muitos fatores envolvidos na questão da construção e manutenção do desejo sexual. Lembre-se de que a libido diminui em alguns momentos da vida e flui naturalmente em outros. O que está acontecendo hoje pode não ocorrer amanhã.

O que controla o impulso sexual é, na verdade, um entrelaçamento muito complexo de influências biológicas, psicológicas e socioculturais. Tudo isso se junta para criar o desejo. Os níveis de libido podem ser afetados por consumo de álcool e drogas, ansiedade, estresse e depressão, doença, fadiga, casos de abuso sexual, circunstâncias de vida, consumo de alguns medicamentos, menopausa, qualidade do relacionamento e questões religiosas, entre outras causas.

Leia outras colunas

Procure ajuda

É muito importante que você consulte um ginecologista para avaliar se existe alguma questão clínica que possa estar interferindo na sua libido. Muitas doenças, incluindo diabetes, problemas de tireoide, câncer e condições cardíacas, podem levar à diminuição do desejo sexual.

Converse com o seu médico sobre quaisquer medicamentos, suplementos ou ervas que esteja tomando. Alguns podem ter um efeito depressor no impulso sexual. Se clinicamente estiver tudo certo, comece a investir nas fantasias sexuais, contos e filmes eróticos para estimular essa energia sexual!


MAIS SOBRE

Últimas Notícias