Entretenimento



Falando de Sexo

Investir no prazer a dois não tem idade

Nosso corpo muda conforme envelhecemos e as transformações físicas influenciam na sexualidade

18/05/2021 - 12h54min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

Meu marido e eu estamos há 42 anos juntos. Nos gostamos muito, mas parece que as coisas estão mais lentas no sexo.

Fazer esportes, subir escadas, dormir, fazer sexo: nenhuma dessas coisas é igual aos 20 e aos 60 anos. Nosso corpo muda conforme envelhecemos e as transformações físicas influenciam na sexualidade. No entanto, nem tudo piora com o envelhecimento. A partir de certa idade, contamos com mais habilidades comunicativas e menos inibições, o que pode ser uma vantagem na cama.

E, independentemente da idade, há coisas que podemos fazer para ter uma vida sexual melhor. À medida que envelhecemos, os reflexos sexuais ficam mais lentos. Por isso, demoramos mais a chegar ao orgasmo. É mais fácil “chegar lá” em um ambiente tranquilo e sem interrupções. Investir mais tempo em fazer amor pode levar a experiências sexuais novas.

Leia outras colunas

Como lidar

É comum que a transição para a menopausa seja acompanhada por secura vaginal, o que pode ser resolvido com gel lubrificante. Tentem recuperar a intimidade física, tocando um no outro, abraçando, beijando, sem pressão.

Experimente fazer os exercícios de Kegel, que servem para fortalecer os músculos pélvicos. É só contrair os músculos que usamos quando tentamos segurar o xixi: mantê-los contraídos por dois ou três segundos e relaxá-los. Faça cinco séries de dez repetições por dia. Isso vai ajudar a melhorar sua condição física para o sexo.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias