Entretenimento



Falando de Sexo

Qual é o tamanho médio da vagina?

É difícil ter dados exatos sobre isso, mas as pessoas buscam parâmetros para uma comparação

26/05/2021 - 16h07min

Atualizada em: 26/05/2021 - 16h13min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

Eu acho que tenho uma vagina pequena demais. Fiz essa comparação por que já vi amigas nuas e percebi que os órgãos delas são maiores.

Quanto ao tamanho da vagina, é difícil ter dados exatos sobre isso, mas o que podemos afirmar é que as pessoas buscam parâmetros para uma comparação. Algumas pesquisas mediram as áreas íntimas de mulheres, sem problemas sexuais, com média de idade de 40 anos. Constataram que os pequenos lábios, área ao redor da abertura do órgão, são diferentes um do outro e variam de comprimento de pessoa para pessoa. 

Sobre o clitóris, o tamanho médio é de 1 centímetro de largura e, em média, 1,6 centímetro de comprimento (um pouco menor do que um botão de calça). 

Leia outras colunas

A respeito do canal vaginal, o comprimento médio é de 9,6 centímetros (semelhante ao de um batom), variando entre 6,5 e 12,5 centímetros. Quanto à largura, o diâmetro vaginal é de cerca de 3 centímetros. Quando a mulher está excitada, a vagina pode dobrar de tamanho, atingindo medidas entre 10 e 16 centímetros, para acomodar melhor qualquer tamanho de pênis ou do que será introduzido em seu interior.

Preste atenção

Normalmente, as mulheres começam a questionar se têm a vagina pequena quando a penetração fica difícil. Quando há dificuldade sexual, raramente é devido ao tamanho do canal vaginal. Quase sempre é por causa do vaginismo (contração involuntária dos músculos da vagina). Neste caso, é importante consultar um ginecologista. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias