Entretenimento



Falando de Sexo

Saiba como controlar as oscilações de humor no período menstrual

Cerca de 3 a 8% das mulheres experimentam mudanças de humor durante o ciclo menstrual

30/05/2021 - 17h11min

Atualizada em: 30/05/2021 - 17h35min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

Não sei se o que acontece comigo é normal, mas sinto muita ansiedade antes e durante o período menstrual. O meu coração fica acelerado, brigo por tudo e pareço chata. Nem eu me aguento! O meu namorado reclama e diz que eu viro uma "bomba-relógio". Além disso, o desejo desaparece. Como posso melhorar essa situação, gurias? 

Amiga, para algumas mulheres, a ansiedade é um sintoma normal neste período. A grande maioria sente algum tipo de mudança no humor e instabilidade emocional no momento anterior à menstruação, o que chamamos de tensão pré-menstrual (TPM). 

Cerca de 3 a 8% das mulheres experimentam mudanças de humor durante o ciclo menstrual, que causam perturbações significativas em suas vidas. Pelo jeito, essas alterações ocorrem com você nos dois momentos. 

Leia outras colunas

Amenize os sintomas

Para amenizar essas sensações chatas, é importante que você pratique exercícios físicos. Você não precisa ir à academia para isso: dance em casa, faça uma caminhada ou corrida. Mova-se em todas as direções, pois assim você aumenta a ingestão e a circulação de oxigênio por meio do movimento.

Você também pode fazer uma meditação com respirações profundas, pensando em coisas positivas, alinhando suas zonas energéticas. Essa prática coloca você em um estado parassimpático (calmo) e diminui o sentimento de ansiedade. Outra dica é evitar cafeína. Esse estimulante pode fazer seu coração disparar facilmente.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias